CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Covid-19: Prefeitura poderá adotar medidas mais radicais para as feiras municipais de Belém

De acordo com Zenaldo, caso as aglomerações continuem nesses locais, novas medidas deverão ser tomadas

Redação Integrada
fonte

Em live realizada na tarde desta sexta-feira (03), pelas redes sociais, o prefeito Zenaldo Coutinho afirmou que, caso as feiras municipais continuem formando grandes aglomerações de pessoas, novas medidas radicais deverão ser tomadas, sem especificar quais. "Se continuar a ter aglomerações, nós vamos ter que adotar medidas mais radicais. Volto a recomendar aos feirantes e usuários: cuidado. Não façam aglomeração, poupem a saúde de vocês e evitem o contágio", disse.

Zenaldo também comentou sobre a movimentação de barcos pesqueiros e trabalhadores na Pedra do Peixe, no complexo do Ver-o-Peso, mesmo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que não haja aglomeração de pessoas. "Hoje mesmo a Guarda Municipal esteve no espaço para orientar as pessoas", disse o prefeito. Ele também revelou que, segundo a Secretaria Municipal de Economia (Secon), o preço do pescado diminuiu.

Ônibus

Questionado por internautas sobre a diminuição das frotas de ônibus na cidade, o prefeito informou que o sistema de transporte, assim como qualquer outro, funciona por demanda e oferta. "A redução do número de passageiros ocasionou na redução do número de ônibus circulando. Um serviço deficitário não se sustenta, entra em colapso", disse.

Ele também afirmou que, nesta sexta-feira (03), foi publicada uma portaria limitando a lotação dos coletivos ao número de passageiros sentados, mais oito em pé. "As empresas estão sendo notificadas e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) segue fazendo a fiscalização".

De acordo com Zenaldo, o dia 7 de abril está sendo anunciado por empresários do ramo do transporte público como uma provável data em que o sistema entrará em colapso, "considerando que grande parte das empresas estaria operando no vermelho, com déficit operacional".

O prefeito revelou, ainda, que a Frente Nacional dos Prefeitos, da qual ele faz parte, está conclamando o Governo Federal a dar um socorro ao sistema nacional de transporte, que poderá sofrer demissões em massa ou o não pagamento de salários de seus funcionários por conta do déficit.

Shoppings

Sobre a suspensão de atividades nos shoppings da capital, o prefeito disse que preferiu adotar o regime de suspensão a cada 15 dias, para que se possa avaliar, no fim do período, se será necessário prorrogar ou não essa determinação. 

"Isso servirá para que a gente analise, no decorrer desses dias, qual vai ser o comportamento do vírus e também das ações de saúde, porque imagine a gente determinar uma paralisação muito longa e a coisa se recuperar em Belém com mais rapidez?", disse.

Saúde

Em relação ao hospital para dar suporte aos possíveis doentes de Covid-19, o prefeito afirmou que até o momento, o Governo do Estado não explicou o motivo para não utilizar o Hospital Dom Zico. "O governo do Estado não nos deu nenhuma explicação para não usar o hospital. Estamos oficiando ao governo para saber o porquê de não credenciar o Dom Zico, e por que está sendo alugado um hospital particular, quando temos um hospital público, pronto, de graça".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM