CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Prefeitura de Belém anuncia compra de 40 mil testes rápidos para covid-19

Em live transmitida na tarde desta quarta-feira, Zenaldo Coutinho também destacou os indicadores da pandemia na capital que, segundo ele, mostram uma redução significativa de casos da doença

João Paulo Jussara

Em pronunciamento ao vivo pelas redes sociais na tarde desta quarta-feira (27), o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, anunciou a compra de 40 mil testes rápidos para diagnóstico do novo coronavírus. Segundo o prefeito, os testes serão distribuídos em todos os bairros da capital para a definição de um mapa do perfil epidemiológico da cidade.

De acordo com Zenaldo, a iniciativa conta com o apoio do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese-PA) e da Federação do Comércio do Estado do Pará (Fecomércio), além da participação do pesquisador Renato Conduru.

 

 

"Em breve vamos aplicar esse modelo de pesquisa para controle epidemiológico e, a partir deste conhecimento mais detalhado, teremos como definir estratégias rápidas de atuação", afirmou o prefeito durante a transmissão.

Comitê da retomada

No início da transmissão, Zenaldo Coutinho anunciou que havia participado minutos antes de uma reunião com o Comitê Intersetorial de Retorno, criado para planejar a retomada da atividade econômica na capital. Segundo ele, foram apresentados indicadores bastante favoráveis que mostram a redução de ocorrências de covid-19 na capital. Já os indicadores da economia, nas palavras do prefeito, são "dramáticos".

"Nós vamos levar essa apresentação para os órgãos de fiscalização e controle, como os ministérios públicos Federal e Estadual, Tribunal de Contas e Defensoria Pública da União, e também vamos compartilhar esses indicadores positivos da área da saúde, assim como os números preocupantes da economia, para que eles tenham subsídios adequados para saber porque estamos tomando essa ou aquela decisão", disse.

Atendimentos

Foram anunciados ainda durante a transmissão os dados dos atendimentos feitos pela rede municipal de saúde nesta terça-feira (26). De acordo com o prefeito, 1.185 pessoas foram atendidas nas unidades de urgência e emergência de Belém. Deste total, 51 eram pacientes de covid-19 e 8 apresentavam quadro  grave da doença. "As pessoas com outras patologias já são maioria entre os pacientes que estão buscando as nossas urgências. Casos de covid que já representam um número bem menor de atendimentos", afirmou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM