Praça da República, em Belém, é destino popular para famílias no início das férias escolares
Com o término dos comprimissos escolares neste primeiro semestre, famílias começam a aproveitar o tempo livre de diferentes maneiras

O primeiro semestre escolar está chegando ao fim, e alguns estudantes já iniciaram a temporada das férias escolares. Nesse período do ano, famílias começam a aproveitar o tempo livre de diferentes maneiras. Enquanto algumas já planejam viagens, outras desfrutam dos pontos turísticos locais, como a praça da República, no bairro da Campina, em Belém. Na manhã deste domingo (23/06), famílias comentaram sobre como estão aproveitando esses dias, suas expectativas para as férias e a sensação de desfrutar momentos juntos sem as obrigações escolares.
A família de Ane Ferreira, 44 anos, moradora do bairro das Águas Lindas, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RMB), acordou cedo para aproveitar a manhã na praça da República. A filha dela Maria Ferreira, 13 anos, estava feliz por aproveitar aquele momento ao lado da mãe e dos seus demais parentes. A criança, que estuda no sexto ano do ensino fundamental, entrou de férias no último dia 21 de junho. E seus familiares já estão se organizando para fazer uma viagem rumo a Muaná, no arquipélago do Marajó.
“Esse é um momento que os pais também podem descansar porque diariamente temos que levá-los e buscá-los no colégio, fazer o lanche da escola, ajudá-los com o dever de casa e ter toda essa responsabilidade. Aí, quando eles entram de férias, a gente deixa um pouquinho para lá todo esse compromisso diário, enquanto eles aproveitam esse momento”, disse a mãe de Maria.
Ane contou que todos os anos a família se reúne e viaja para o Marajó. Para ela, as férias escolares são uma ótima oportunidade para ensinar a filha a valorizar o laço familiar, e esse foi um dos motivos que a fez levar a menina para um piquenique na praça da República: “Eu trouxe ela aqui para minha filha ficar mais próxima dos primos. Gosto de promover esse momento para que ela aprenda sobre a importância da família, para que nunca perca o elo familiar”.
E Maria ratificou o que disse a mãe: “Eu estou achando legal, pois tenho mais tempo para passar com a minha família, com meus primos, com a minha prima, e está sendo ótimo porque posso aproveitar mais com eles. Quando vou para a escola recebo muitas responsabilidades, mas quando estou de férias não, posso curtir, viajar para Muaná com os meus primos e posso descansar um pouco”, contou a menina.
Quem também esteve na praça da República foi o pequeno José Pamplona, 4 anos, neto de Tereza Pamplona, 62 anos, que levou o menino para se divertir na cama elástica, correr com as crianças e gastar bastante energia. “Trouxe ele para brincar com o meu sobrinho, para dar uma volta para se desestressar, sair daquela rotina de sala de aula, poder correr, pular, comprar brinquedinhos. Ele adora a feirinha de doação de animais que tem aqui na praça”, disse Tereza. José, que está no jardim I, também entrou de férias no último dia 21 de junho.
A avó contou que o neto mora com a mãe dele, no bairro da Terra Firme, na capital paraense, onde a mãe precisa conciliar as tarefas de cuidar do menino com os estudos na faculdade. Durante as férias escolares, o neto sempre vai para a casa da avó, e, ali, os dois conseguem passar mais tempo juntos. “A mãe dele é minha filha. Ela tem uma rotina muito puxada, pois precisa cuidar do José, fazer comida, levá-lo para a escola, ajudar no dever de casa dele, e, depois disso, ela ainda estuda à noite na faculdade. Então, essa época das férias dele também é importante para ela”, explicou.
Tereza contou que a família irá viajar para Mosqueiro depois do dia 15 de julho, e a presença do neto é praticamente “obrigatória”, disse aos risos: “Ele sempre viaja comigo nas férias. Gosto muito de estar com meu neto. Já está tudo confirmado para a nossa ida a Mosqueiro, não sei se a minha filha, mãe do José, vai poder ir por conta dos estudos, mas a presença dele é obrigatória. Adoro o meu neto, assim como o meu sobrinho também”.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA