CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Portal deve receber mais de 500 árvores em 2019

MAIS VERDE - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Associação de Amigos da Orla de Belém se unem para arborizar um espaço árido da cidade e trabalhar conscientização

Redação Integrada de O Liberal

Entre 500 e mil árvores devem ser plantadas até o final deste ano no Portal da Amazônia pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), para recompor a paisagem da orla. Ontem, a Prefeitura de Belém encerrou no local a Semana do Despertar Ambiental, iniciada na última sexta-feira (16), com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e debater ações para melhorar a arborização da orla de Belém.

O evento teve parceria da Associação Amigos da Orla de Belém e como tema “Eu uso, eu cuido”, incluindo shows, palestras e plantio de mudas. Coordenador do projeto pela associação, Célio Guimarães ressaltou que o espaço é utilizado pelos moradores das 6 às 9 horas e a partir das 17h30. “A maior parte do dia fica ocioso, não é aproveitado porque não tem arborização”, analisou.

Segundo ele, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente comprou a ideia de arborizar a área. O plantio incluirá oitizeiros, uma árvore com copa cheia, que produz sombra e efeito ornamental, chegando a ultrapassar 12 metros de altura. Na sexta e no sábado foram feitos plantios simbólicos de mudas. De acordo com Célio, o plantio da maioria das árvores só vai começar em novembro, porque o tempo quente dificulta o desenvolvimento de plantas novas.

Uma parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia, levou o professor Sérgio Brazão a fazer a análise do solo do Portal. Ele identificou os nutrientes que estavam faltando e repassou os resultados para a Sema, que vai preparar o local para receber as plantas. Célio Guimarães disse que outro objetivo do projeto é atrair e conscientizar a comunidade, principalmente os que trabalham no espaço.

“Os trabalhadores da orla moramno entorno. Se conseguirmos movimentar isso aqui, o comércio vai melhorar, assim como a segurança e o saneamento”, explicou. “Até o final do ano vão ser realizadas palestras de informação e conscientização”. A associação se reúne todos os sábados, a partir das 8 da manhã, no Portal da Amazônia. Entre os trabalhos já realizados está a renovação dos bancos, feita por meio de doações. A entidade conta com 37 membros, mas já conseguiu reunir 220 pessoas em um trabalho de limpeza. Célio Guimarães disse que outro mutirão está previsto para a próxima semana. Para Ray Jr, administrador e músico de 49 anos que mora no entorno, o projeto ambiental é fundamental para valorizar o espaço. “É um ponto turístico, mas a gente precisa agregar valor, porque é um espaço aberto e não tem muita arborização”, avaliou. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM