Passageiros do Terminal Hidroviário de Belém passam por teste de covid-19 nesta sexta
Os viajantes que embarcam e desembarcam no local realizam a testagem

Começou nesta sexta-feira (15), o serviço de testagem para covid-19 no terminal hidroviário de Belém, o Bora Testar. Qualquer pessoa que esteja embarcando ou chegando de viagem na capital pode solicitar o teste à equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), na entrada do terminal. O exame dura em média 15 minutos. A movimentação no terminal, na manhã de hoje, foi intensa, porém sem transtornos.
VEJA MAIS
O biólogo Hernando Monteiro, de 35 anos, chegou de Chaves, no Marajó, e não perdeu tempo para fazer o teste de covid-19: "Eu estava desembarcando e uma agente de saúde me avisou do teste e eu vim fazer. Durou uns 15 minutos. Eu achei que é uma boa proposta, uma forma de incentivar as pessoas. Ainda mais para pessoas que vêm do interior e lá é mais difícil ter acesso aos testes".
O aposentado João Conceição, de 72 anos, também decidiu realizar o teste antes de viajar para Soure, no Marajó. "Eu acho um serviço importante. O atendimento é rápido, inclusive acabei de receber o meu resultado, que deu negativo, graças a Deus", ele contou.
A coordenadora do Bora Testar, Sheila Prestes, explica que o serviço não é um local fixo para testagem de covid-19 na cidade, mas uma iniciativa para atender o público que circula pelo terminal. "Estamos atendendo uma busca espontânea de todo o viajante que passar por aqui e sentir a necessidade de testar. É uma forma de a gente também monitorar a situação de saúde dos viajantes e ter um panorama da pandemia".
A expectativa do projeto é realizar cerca de mil testes por dia, tanto em pessoas sintomáticas quanto em assintomáticas. Em casos de resultado positivo, Sheila informa que o indivíduo receberá o devido encaminhamento: "Se elas estiverem apresentando sintomas leves, a gente orienta sobre as medidas de isolamento. Já as que têm sintomas mais acentuados, são encaminhadas para uma unidade de saúde".
A ação prossegue no sábado (16) e nas demais sextas e sábados de julho (nos dias 22, 23, 29 e 30 deste mês). A testagem no Terminal Hidroviário é uma das ações de prevenção e controle da doença na capital. Segundo a Sesma,além de desafogar a demanda nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a medida garante mais segurança para quem chega à cidade.
De acordo com dados da Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), cerca de 100 mil pessoas passam pelo Terminal Hidroviário durante o mês de julho. A Sesma destaca que a testagem neste local é oportuna em função do aumento de número de casos de covid-19 registrado na região do Baixo Amazonas e Tapajós.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA