MENU

BUSCA

Nossa Senhora Aparecida: devotos saem em procissão no bairro da Pedreira em Belém

O cortejo iniciou por volta das 18h15, após a realização do ato litúrgico das 17h, que fez parte da programação da Igreja Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Fabyo Cruz

Mesmo com chuva nos momentos iniciais, devotos de várias idades compareceram à missa e procissão em homenagem à Padroeira do Brasil - como popularmente conhecida Nossa Senhora Aparecida - na noite da última quarta-feira (12), no bairro da Pedreira, em Belém.  O cortejo iniciou por volta das 18h15, após a realização do ato litúrgico das 17h, que fez parte da programação da Igreja Nossa Senhora da Conceição Aparecida. 


A romaria voltou às ruas no formato tradicional após dois anos da pandemia do coronavírus. No passado, a Igreja de Aparecida promoveu uma carreata pela Pedreira, que levou a imagem da padroeira para próximo dos fiéis, que puderam pedir suas bênçãos e fazer seus agradecimentos de suas próprias residências. Neste ano, a programação no santuário começou às 7h, com uma missa presidida pela vigário Padre Paulo. O arcebispo de Belém presidiu outra liturgia às 9h, e o cônego Ronaldo Menezes esteve à frente da cerimônia das 11h.       

VEJA MAIS 

A devota Graciela Santos, 75 anos, marcou presença na programação noturna.  Ele disse que voltou a andar após um milagre da Padroeira. "Sou paroquiana do nosso Santuário e devota. Minha graça alcançada foi que, há um ano, de repente, fiquei sem andar, acamada, dependente das outras pessoas. No dia 11, na carreata de Nossa Senhora passando na minha porta, clamei com muita fé e alcancei essa graça. Dormi e acordei sem nenhuma dor", relatou.

Quem também compartilhou um testemunho de fé foi o Integrante da Guarda de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, André Robson. Ele afirmou que foi curado de covid-19 com a ajuda da Padroeira. "Mais uma vez estou aqui para acompanhar a procissão. Dessa vez é especial, porque peguei covid-19 ano passado. Fiquei 45 dias na cama. Me apeguei direto com ela. Digo que Nossa Senhora me fortaleceu para hoje eu estar aqui", destacou.

 

Procissão

 

Com o término da Santa Missa, a imagem da Padroeira do Brasil foi colocada na berlinda para dar início ao cortejo. Membros da Guarda de Nossa Senhora da Conceição Aparecida orientaram os devotos, que ocuparam parcialmente a via, acompanhados de um trio elétrico. O percurso saiu do santuário, na avenida Pedro Miranda, com passagem pela travessa Enéas Pinheiro, Antônio Everdosa, travessa Vileta, avenida Marquês de Herval, travessa Mauriti, Pedro Miranda até a Igreja Matriz. Ao final da procissão, foi feita a subida da Imagem Jubilar ao Glória, onde descerá novamente só em 2023.

Imagem Jubilar

 

A Imagem Jubilar foi doada à Arquidiocese de Belém pelo Santuário Nacional de Aparecida, durante as comemorações dos 300 anos do achado da imagem de Aparecida. 

Em virtude da grande devoção e reconhecimento a Nossa Senhora Aparecida em nossa região, em 1º de maio de 2021 foi instituído o Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora Aparecida, o segundo da Arquidiocese.

Belém