Próximos três dias não terão chuvas de forte intensidade em Belém, diz meteorologia

Apesar de alto volume da última segunda, acumulado do mês ainda é normal

Redação Integrada

A forte chuva da última segunda-feira (12) alagou vários pontos da Região Metropolitana de Belém (RMB). Concentrada no centro da cidade, principalmente nos bairros de São Brás, Marco e Curió-Utinga, onde alcançou 31,6 milímetros em um curto intervalo de tempo, a chuva de ontem foi causada pelo forte aquecimento na superfície, segundo aponta a Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Leia mais:
Mesmo no verão, moradores não se livram de alagamentos das chuvas

"Esse aquecimento favoreceu a intensificação da atividade convectiva e o desenvolvimento dos aglomerados de nuvens carregadas, mas é algo bem localizado. Só choveu em Belém e com distribuição irregular" destaca o coordenador do Segundo Distrito de Meteorologia (Disme/Inmet), José Raimundo Abreu.

De acordo com ele, apesar de estarmos no verão, esse é um fenômeno esperado. "Por isso, sempre temos colocado as pancadas de chuva em áreas isoladas na previsão. Não quer dizer que sejam de forte intensidade, mas geralmente ocorrem" disse, ao explicar que a situação atípica de ontem foi o grande volume de chuva em um curto intervalo.

Almirante Barroso: tempo quente favorece pancadas de verão (Igor Mota)

"Outra coisa é que essas chuvas estavam acontecendo mais para Ananindeua, Marituba, e dessa vez foi no centro de Belém. O vento carregou as nuvens pesadas para o centro, principalmente João Paulo II, Almirante Barroso, São Brás" detalha, especificando que enquanto a estação do Inmet mediu 31,6 milímetros para as áreas descritas, a região de Ananindeua ficou com o volume em 22 milímetros.

Apesar do grande volume registrado na RMB, José Raimundo garante que ainda estamos com o acumulado de chuvas dentro do esperado pelo instituto. "O normal para esse mês é 134 milímetros. Com a chuva de ontem, somando esses 12 dias, estamos com 66 milímetros, ou seja, quase 50% do esperado para o mês. Está tudo dentro do normal".

Questionado se uma chuva como a de ontem (12) está prevista para os próximos dias, o coordenador garante que, pelo menos nas próximas 72 horas, não há previsão de chuvas de forte intensidade para a Região Metropolitana de Belém. "É provável que ocorram pancadas de chuvas em áreas isoladas. A de ontem, que pode ser considerada de moderada a forme, teve todo o seu volume em 15, 20 minutos. Como foi ela, não deve ocorrer" afirma.

Fernando Guilhon alagou na chuva de segunda: tempo bom até o fim de semana (Ary Souza)

Alagamentos
 

Questionada acerca dos alagamentos registrados em diversos pontos da cidade e sobre o que tem feito para evitar tais situações, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Saneamento (Sesan), informou que "vem trabalhando com ações emergenciais de limpeza em diversos pontos da cidade, sendo intensificadas nas áreas baixas e próximas de canais. Esses trechos recebem serviços de dragagem e limpeza manual para facilitar o escoamento da água".

Ainda segundo a Sesan, apesar do trabalho desenvolvido, os alagamentos ocorrem por fatores como "a grande quantidade de lixo e entulho descartados nos canais, o que impede o escoamento da água, além de construções irregulares dentro dos canais e que dificultam a dragagem de algumas áreas, como na baixada dos bairros do Marco, Terra Firme e Canudos". "Associado a isso, o grande volume de chuva da última segunda-feira, 12, superou cinco  vezes o volume esperado para um dia inteiro de chuva, o que causou alagamentos em algumas áreas" afirma.

Por fim, a Sesan destacou que as ações de limpeza são realizadas frequentemente e não somente em período chuvoso, assim como a limpeza dos bueiros, que recebem manutenção regularmente.

 

 

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!