CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Motoristas de aplicativo de Belém prometem protestos na terça-feira

Polêmica envolvendo representantes e Prefeitura de Belém continua e trânsito na capital paraense pode ficar complicado novamente

Redação Integrada

Motoristas de aplicativos prometem realizar novo protesto, em Belém, na manhã de terça-feira (19). O horário e o ponto de concentração da nova manifestação, entretanto, não foram confirmados, mas pode ocorrer no complexo do Ver-o-Rio, no bairro do Umarizal.

Leia também: Motorista de aplicativo erra manobra e cai com o carro e quatro passageiras em uma vala no Guamá

O grupo já havia realizado uma manifestação na manhã do dia 11 e se mobilizado para um novo ato público, no dia 13. Na véspera, porém, suspenderam o protesto.

O motivo é o mesmo: insatisfação com o cadastramento ao Sistema de Transporte Individual Privado Remunerado de Passageiros (Sistirp), que começou no dia 11 deste mês.

O sistema é legalizado pela Prefeitura de Belém pelo Decreto 92.017/2018 e foi regulamentado pelo Decreto 93.022/2019, publicado na edição do dia 8 de fevereiro, no Diário Oficial do Município.

As regras para prestação do serviço de transporte de passageiros por aplicativo em Belém envolvem o cumprimento das leis de mercado que regem o setor, com a devida fiscalização da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

O motorista de aplicativo Ivan Ribeiro falou sobre o cancelamento do protesto do dia 13 e sobre a nova manifestação. "Nós cancelamos porque uma assessora do prefeito nos recebeu, na Funpapa, na quarta-feira (13), às 16h30, e disse que iria falar com o prefeito para ele, na sexta-feira (15), receber uma comissão pra gente trabalhar sobre o assunto do decreto", exmplica. "Só que ele não nos recebeu e está enrolando a gente. Como ele não recebeu a gente, vamos lá para a frente da prefeitura, para ver, se pelo menos dessa maneira, ele nos recebe pra gente dialogar sobre esse decreto, que está prejudicando a maioria (dos motoristas de aplicativo)", acrescentou.

Por e-mail, a Redação Integrada de O Liberal encaminhou solicitação de nota para Prefeitura de Belém e aguarda resposta.

POLÊMICA

Na manhã de segunda-feira (11), cerca de 500 motoristas de aplicativos protestaram contra o cadastramento. Eles deixaram o estacionamento do Estádio do Mangueirão e percorreram várias ruas.

Depois de mais de três horas, chegaram ao prédio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), na Avenida Nazaré, na esperança de serem recebidos pelo prefeito Zenaldo Coutinho, mas a reunião não ocorreu, segundo informou Ana Monteiro, motorista de aplicativo e uma das lideranças daquela manifestação.

Acontece que, no final da tarde, o prefeito Zenaldo Coutinho divulgou que havia se reunido com "a comissão que representa os motoristas de aplicativos", uma "comissão que tem acompanhado todas as reuniões e tratativas sobre a regulamentação desse tipo de transporte."

Em reunião na noite desta terça-feira (12), motoristas de aplicativos de Belém decidiram suspender o protesto pelas ruas da cidade, marcado para a quarta-feira (13).

Naquela ocasião, um motorista de aplicativo, que pediu para não ser identificado, disse à reportagem de O LIBERAL que a categoria aguardou, até o final da noite de terça-feira, por um posicionamento do prefeito Zenaldo Coutinho se receberia, ou não, os administradores de 52 grupos de aplicativos para uma nova reunião com a categoria. Caso contrário, sairiam em carreata até o Palácio Antônio Lemos, sede do Executivo Municipal.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM