CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Moradores reclamam dos transtornos causados pela chuva

Na manhã desta quarta-feira ainda era possível ver vários pontos de alagamentos pela cidade

Dilson Pimentel
fonte

"Com uma chuva de 20 a 30 minutos, isso aqui vira uma piscina olímpica, amigo", ironiza o autônomo Sandro Eduardo Miranda, 46 anos, morador da rua Tembés com Apinagés, no bairro da Condor, em Belém. Com a experiência de quem nasceu e cresceu no bairro, e já testemunhou muitos transtornos enfrentados pela comunidade, ele defende que a solução é a troca das tubulações que ajudam no escoamento da água das chuvas. A última delas veio com força total no começo da noite de terça-feira (23) e se prolongou das 19 até as 21 horas. Mas os alagamentos já fazem parte da rotina de muita gente na capital.

image A forte chuva que caiu na noite de terça-feira deixou vários pontos da capital alagados. Trechos de ruas ainda mantinham água represada na manhã de hoje pela ausência de vias de escoamento (Ary Souza / O Liberal)

Ainda na manhã de hoje, moradores da Tembés com a Tupinambás, também no bairro da Condor, ainda enfrentavam o aguaceiro represado na rua. Vizinhos de Sandro disseram que os bueiros estão entupidos e, por isso, a água não escoa. Também havia trechos alagados na travessa Barão do Triunfo com o canal da passagem José Leal Martins, no Marco. Esse, aliás, é um ponto crítico de alagamento e os moradores da área também sofrem com as fortes chuvas. Outro local onde a água empoçada causava transtornos quase 12 horas após o temporal de terça era a confluência da Pariquis com a travessa Quintino Bocaiúva, no bairro Batista Campos. "Aqui virou um igarapé", disse um homem ao cruzar com a equipe da reportagem da Redação Integrada de O Liberal.

image Na travessa Quintino Bocaiúva, bairro Batista Campos, equipes da Sesan fazem a limpeza de bueiros entupidos. (Ary Souza / O Liberal)

A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou que, atualmente, as equipes de limpeza manual estão trabalhando nos canais do Galo, Bernardo Sayão, Cipriano Santos e Val-de-Cans. Máquinas estão fazendo a dragagem no canal do Galo, São Joaquim, Visconde e Leal Martins. Esse serviço é feito regularmente em todos os canais. A Sesan esclareceu ainda que atua na limpeza de bueiros de forma programada em Belém, Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro, com serviços de manutenção, recuperação e desobstrução do sistema de microdrenagem urbana durante todo o ano.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM