Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Missa e procissão celebram Dia de São Tarcísio e aniversário de Dom Alberto Taveira

Procissão sai do Colégio Cesep em direção à Paróquia Santurário de Nossa Senhora Aparecida

Camila Azevedo

Os fiéis da comunidade católica da capital paraense celebraram, nesta segunda-feira (15), o dia de São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas, e o 49º aniversário de ordenação presbiteral de Dom Alberto Taveira, Arcebispo Metropolitano de Belém. As comemorações iniciaram com uma missa presidida pelo eclesiástico no Ginásio do Colégio Cesep e seguiram com uma procissão em homenagem ao santo, que finalizou na Paróquia Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Ao longo do dia, estão previstos mais eventos.

Dom Alberto está há 12 anos na Arquidiocese de Belém, nomeado como o 10º Arcebispo Metropolitano. (Ivan Duarte / O Liberal)

Centenas de crianças, adolescentes e jovens paramentados como servidores do altar marcaram presença no momento, que contou também com a participação de diversos padres e párocos das Igrejas Católicas de Belém, todos reunidos em devoção ao santo mártir. Durante a homilia, Dom Alberto lembrou aos presentes no local sobre a importância de reconhecer os sinais da vida de São Tarcísio. “Contemplem comigo a imagem de São Tarcísio: aquelas mãos sobre o peito conduzindo a Eucaristia, prestando serviço em uma época de perseguição e sofrimento, e ele, menino adolescente, dando a vida por Cristo”, disse. 

VEJA MAIS

Procissão Fluvial de São Benedito é realizada após dois anos
A imagem sacra desembarcou na Feira do Açaí do Jurunas, para cortejo rumo à Capela de São Benedito e Santo Expedito

Dia dos Avós: Igreja Católica promove bênção de idosos e avós em Belém
Celebração tradicional na igreja de Sant'Ana marca o fim da festividade da mãe de Maria, mãe de Jesus

Arquidiocese de Belém celebra aniversário da ordenação de Dom Alberto Taveira
Comemoração fará parte das festividades de São Tarcísio na capital paraense

O Arcebispo destacou, ainda, alguns pontos para que a vivência no dia a dia das pessoas seja mais voltada à Deus, conforme as experiências que o santo do dia teve. “Fala, Senhor, que o teu servo escuta. Senhor, o que queres que eu faça? Vamos fazer um silêncio. Quero colher com vocês algumas lições: a primeira delas é o amor a Jesus, o amor à Eucaristia e ao Sacrifício”. 

A procissão para encerrar a programação da parte da manhã levou os católicos a percorrer a avenida Pedro Mirante com cantos, louvores e animação em honra a São Tarcísio. 

Aniversário de ordenação é celebrado com emoção

Dom Alberto está à frente da Arquidiocese de Belém desde 2010 e comemorou seus 49 anos de ordenação com alegria, rogando bênçãos a todos. “Agradeço a presença de todos vocês e a alegria da convivência. A bênção que dou seja um sinal do amor de Deus para todos vocês”, finalizou.

Foi na Igreja Nossa Senhora do Pilar, em Minas Gerais, que o Arcebispo foi introduzido à Igreja Católica como padre, em 1973. Mais de 200 sacerdotes foram ordenados por ele, incluindo Fábio de Melo. 

Quem foi São Tarcísio

O jovem era acólito do Papa Xisto II e foi um mártir da Igreja Católica logo nos primeiros séculos de existência da instituição. Na época em que o santo vivia, a comunidade cristão passava por intensa perseguição do imperador Valeriano, na Roma italiana, que prendia, processava e condenava as pessoas à morte

Quem estava nessa situação desejava o conforto da Eucaristia nos últimos dias de vida, levando Tarcísio a pedir autorização do papa da época para levar o alimento sagrado ao grupo. Durante o caminho, carregando uma caixa de prata com as hóstias, com 12 anos de idade, ele foi apedrejado até a morte por se recusar a falar o que estava carregando.

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM