Missa do Domingo de Ramos é celebrada na Catedral Metropolitana de Belém

Celebração marca o início da Semana Santa, momento central da fé da Igreja Católica

Camila Azevedo
fonte

Centenas de fiéis participaram, neste domingo (2), da missa do Domingo de Ramos na Igreja da Sé, em Belém. O momento marcou o início da Semana Santa para os católicos. A celebração foi presidida por Dom Alberto Taveira, arcebispo metropolitano da capital paraense, começou na Igreja de Santo Alexandre, com a benção dos ramos, e seguiu em procissão pela rua Siqueira Mendes até a Catedral.

VEJA MAIS

image Padre Cláudio Pighin fala sobre o Evangelho da Paixão de Jesus, segundo o evangelista Mateus; vídeo
Para este Domingo de Ramos o sacerdote lembra que, na Semana Passada, Jesus manifesta sua vontade ir ao encontro da pessoa como um todo

image Definidas as medidas para exportação e comercialização de pescado para a Semana Santa em Belém
As ações de ordenamento e fiscalização dos órgãos municipais e estaduais serão realizadas na Pedra do Peixe do Complexo do Ver-o-Peso

image Semana Santa: paróquias da Grande Belém realizam mutirão de confissões
Os atendimentos para receber o sacramento seguem até o dia 4 de abril nas paróquias das oito Regiões Episcopais da Arquidiocese de Belém

Em entrevista à redação integrada de O Liberal, Dom Alberto destacou a importância do rito, que já é realizado há muitos anos dentro da tradição católica. “Nós estamos começando a Semana Santa, é como ver o mistério de Cristo a partir de vários ângulos. Hoje, nós recordamos uma coisa que já no quarto século acontecia: a peregrinação e as procissões que se faziam e se fazem desde aquele tempo, em Jerusalém, recordando a entrada de Jesus na cidade”, disse.

Missa do Domingo de Ramos é celebrada na Catedral Metropolitana de Belém

No final, o arcebispo de Belém convidou os fiéis a se unirem em oração nessa reta final da quaresma.

“Depois, da quinta-feira santa para frente, nós vamos viver os grandes acontecimentos do Tríduo Pascal. Portanto, todos devem se sentir convidados e valorizados para participar das celebrações da Semana Santa, que significam o coração da vida da igreja. Sejam todos muito bem-vindos e participem bem desse momento”, completou Dom Alberto.

Momento é de tradição e união

A arquiteta Thaís Secco, de 45 anos, participa da missa todo domingo na Catedral Metropolitana de Belém. Para ela, a preparação para a Páscoa foi intensa e as expectativas para a grande comemoração já são grandes. “Está sendo maravilhosa essa busca e preparação para viver uma semana abençoada e santa, para que a gente possa viver bem a nossa Páscoa”, afirma.

image Thaís Secco acompanhou o filho e a tia na Catedral de Belém (Thiago Gomes / O Liberal)

Ela não abre mão de unir a família durante as celebrações: o filho e a tia são parceiros inseparáveis na busca por Deus. “Sempre estamos aqui e hoje é mais que especial, é o início da Semana Santa e a gente precisa estar presente. É muito gratificante isso. Trago meu filho e minha tia, eu digo que nós somos os peregrinos. Tentamos vir todos os domingos e essa quaresma foi mais que especial”, ressaltou Thaís.

Família busca ser exemplo para os filhos

É com o objetivo de acompanhar os filhos na vida dentro da igreja e ser exemplo para eles que Patrícia Silva, de 36 anos, e o marido, se unem e se uniram para participar do Domingo de Ramos. “É muito importante, estamos colocando nossos filhos para fazer catequese e começando a entrar nessa espiritualidade. Éramos afastados da igreja, mas estamos começando agora. Queremos que eles sejam, mas queremos ser exemplo para eles”.

image Patrícia e a família foram à missa neste Domingo de Ramos (Thiago Gomes / O Liberal)

Desde quando a aproximação com a fé voltou a ser presente na vida da família da Patrícia, ela relata que muitas coisas boas começaram a acontecer. “A expectativa [para a Semana Santa] é alta, porque, como estávamos afastados, tudo estava dando errado na nossa vida. Depois que a gente começou a voltar, todo domingo indo para missa, a nossa vida começou a andar, as coisas começaram a dar certo e a energia negativa se afastou”, finalizou.

Entenda o que é o Tríduo Pascal

O Tríduo envolve três momentos do mistério da morte e ressurreição de Cristo em uma só celebração. Para os católicos, é a lembrança profunda dos ensinamentos da fé.

Quinta-feira Santa: Chamada de Ceia Pascal, é o início do rito, em que a Eucaristia é comemorada. Faz-se memória da grande ceia de despedida de Jesus. Com o gesto do lava-pés, Cristo manifesta sua disponibilidade a amar até o fim, se considerando servo da humanidade;

Sexta-feira da Paixão: Neste dia, a igreja não tem celebração eucarística, mas convida a contemplar o Cristo crucificado, que morre na Cruz.

Sábado Santo: Dia em que a igreja medita, em silêncio, o Cristo morto. À noite, a Vigília Pascal celebra a vitória de Jesus sobre a morte, concluindo o Tríduo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM