MENU

BUSCA

Em Belém, curada de câncer, criança comemora: 'Buzine. Hoje faz 1 ano que fiz transplante de medula'

Avô do garotinho de 10 anos percorreu, de carro, as ruas de Belém para celebrar a cura do neto

Dilson Pimentel

A família de Davi Mendes, de 10 anos, comemorou o fato de, há um ano, ele ter feito um transplante de medula. E, para celebrar a data, o avô dele, Henrique Mendes, percorreu, de carro, algumas ruas de Belém. Atrás do veículo havia uma faixa que dizia o seguinte: “Buzine. Hoje faz 1 ano que fiz transplante de medula”.

Sorridente e alegre, Davi estava no banco de trás do veículo. Em seu Instagram, o garoto postou a seguinte frase: “1 ano de medulinha nova. Eu tenho o melhor avô/pai do mundo”. O transplante ocorreu em 29 de abril, dia daquele passeio, que começou no Marex e terminou em São Brás.


Davi, que luta contra a doença há quatro anos, é blogueirinho. E, em seu Instagram, falou sobre o transplante, feito em um hospital de Curitiba (PR). “Foram dias de muita ansiedade. E, desde esse dia, eu tenho ficado mais forte”, escreveu ele naquela rede social.

Em entrevista à Redação Integrada, na manhã desta quinta-feira (5), a mãe de Davi falou sobre essa comemoração. "Meu pai fez essa surpresa. Nem eu sabia”, contou Carol Mendes. “Queremos fazer de novo outro dia de buzina. Ele (Davi) amou. No mesmo dia fizemos um bolinho, uma festinha pra ele”, contou.

LEIA TAMBÉM:

Mãe diz que Davi nunca teve uma rotina de criança

No próximo dia 16, Carol e Davi irão novamente para Curitiba para ele fazer o check up. “Curitiba foi o único hospital que aceitou o tratamento. Mas a medula dele veio dos Estados Unidos, bem longe”, disse. “Hoje em dia Davi está muito bem, graças a Deus, tentando voltar para uma rotina de criança normal, que, infelizmente, ele nunca teve. Mas, infelizmente, ele ainda não voltou a estudar. Pretendo que ele volte a estudar agora, quando a gente retornar de Curitiba. Mas ele estuda em casa”, disse.

Na quarta-feira (4) desta semana, Davi realizou um sonho: conheceu o Parque do Utinga. “Ele faz fisioterapia e sai com os primos. É uma rotina bem restrita, porque ele não pode pegar sol”, contou Carol. “Eu tento cuidar dele como se fosse uma criança normal. Ele nunca teve uma vida de criança, sempre teve uma vida de hospital. A gente tenta da melhor forma possível. Leva ele para passear no circo, ele conheceu o palhaço. Vou ao cinema com ele. A gente vai se virando como a gente pode”, contou.

Leonino, menino adora brincar e ser o centro das atenções

No dia 9 de agosto deste ano Davi fará 11 anos de idade. “Queremos fazer uma festa bem legal pra ele. Davi ama brincar, ama chamar a atenção. É leonino. Gosta de ser o centro das atenções. Davi também adora dançar, desenhar e cantar", contou a mãe.

Há algum tempo Carol decidiu que tudo que envolve a vitória de Davi será comemorado. “E a minha família embarcou nessa comigo”, disse. Ela também contou que as divulgações feitas no Instagram de Davi ajudam outras pessoas. “A gente percebeu que, toda vez que a gente posta alguma coisa, ajuda muitas pessoas que têm outros problemas. E, quando as pessoas veem que ele é só uma criança, que já passou por tanta coisa, e a gente nunca está reclamando, está só agradecendo e ele é feliz, as pessoas se sentem mais motivadas. Eu organizo o Instagram junto com ele. Ele fala o que é para eu escrever. Ele é super blogueirinho”, explicou”.

Belém