#if(!$m.request.preview.inPreviewMode)
CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
#end

Maré alta alaga Ver-o-Peso e remadores chamam atenção para fenômeno

Caiaques percorreram ruas. Mercado de Ferro ficou totalmente tomado pelas águas

Redação integrada de O Liberal
fonte

O alerta de maré alta para esta terça-feira (10) em Belém se confirmou com alagamentos na área do complexo do Ver-o-Peso, no boulevard Castilhos França, e também no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) no Guamá, neste início de tarde. Veja:

LEIA MAIS:
Perdeu a placa do carro em alagamentos? Saiba o que fazer

- Moradora de 90 anos perdeu tudo na enxurrada desta segunda-feira
- Após chuvas e alagamentos, moradores do Promorar bloqueiam avenida

A previsão era de risco para maré altíssima atingindo 3,5 metros às 12h06. A subida das águas foi marcada por uma ação inusitada: vários remadores tomaram a área alagada do Comércio com caiaques. A ação fez parte de uma campanha que tem como objetivo mostrar que a capital não devia mais sofrer com alagamentos, após quatro séculos de existência.  

No Campus Profissional da UFPA, no Guamá, estudantes tiveram que arregaçar as calças e botar o pé na água para transitar pelo portão 3 da universidade. O acesso ao terminal rodoviário da UFPA, na avenida Perimetral, foi dificultado pelos alagamentos do igarapé Tucunduba, que corta o campus universitário. Veja imagens:

Alertas para marés altas


Nesta quarta (11), a elevação das águas em Belém se repetirá às 0h21 (3,7 metros) e 12h41 (3,6 metros). Na quinta (12), a maré alta está prevista para 1h11 (com 3,7 metros) e às 12h26 (3,6 metros). Na sexta (13), o alerta de maré alta é para as 2h39 (3,4 metros) e 14h56 (3,3 metros).

image Grupo critica relação de Belém com as águas (via redes sociais)

Segundo o coletivo 'Canoeiros', os alagamentos constantes em Belém são provocados "pela ingerência do poder público e pela falta de conscientização da população em relação a destinação adequada do lixo".  A equipe 'Canoeiros' é formada por amantes da natureza que realizam trabalhos sociais e de conscientização ambiental para a preservação dos rios da Amazônia.

Eles lembram que assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável das águas e saneamento para todos é um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável previstos na agenda 2030 - que tem como planos a erradicação a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM