Mais de 500 idosos receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 em Cotijuba
Um drive-thru ribeirinho facilitou a imunização na ilha e localidades próximas

Cerca de 530 idosos da ilha de Cotijuba e localidades do entorno, em Belém, receberam, nesta quinta-feira (01), a primeira dose da vacina contra a covid-19. Nessa etapa de imunização, o público-alvo foi formado pelas faixas etárias de mais de 60, 70 e 80 anos, a partir do cadastro realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS). A ação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, que transportou as doses e os profissionais de saúde à ilha.
Por volta das 4h, já tinha idoso aguardando na Escola Estadual Marta da Conceição, na rua Jarbas Passarinho, primeiro ponto de vacinação. Também foi montado um drive-thru ribeirinho na Ilha Nova, localidade no entorno de Cotijuba. Com essa opção, as equipes foram transportadas em pequenas embarcações às localidades próximas. Muitos idosos nem precisaram sair de suas embarcações para a imunização.
Além disso, uma equipe volante ficou encarregada de vacinar os idosos acamados dentro das próprias casas. Ao todo, onze profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), entre vacinadores, logística e voluntários se dividiram para atender a demanda desse dia.
Dona Benedita Mesquita, de 76 anos, recebeu a dose em casa porque tem dificuldade motora. "Agradeço a Deus por ter esses anjos que trazem a vacina a quem não pode ir até Cotijuba. Sou muito privilegiada de ter recebido a primeira dose e, agora, já estou ansiosa para que chegue logo o dia da segunda dose", contou.
Marcela Sá, técnica de enfermagem e também moradora da região, vacinou muitos vizinhos e não conteve a emoção diante da história de dona Paulina Silva, de 110 anos, que tomou a vacina e viu o filho dela, de 70, receber também. "A matriarca de sua família e a pessoa mais idosa da nossa comunidade", comentou.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA