MENU

BUSCA

Imaculada Conceição: devotos celebram a santidade da Virgem Maria

Na próxima quinta-feira, 8, fiéis participam da 104ª edição do Círio fluvial em homenagem à Nossa Senhora da Conceição

O Liberal

Na próxima quinta-feira, 8, a Igreja Católica celebra o Dia de Nossa Senhora da Conceição, santa da devoção mariana que enfatiza a castidade e santidade da mãe de Jesus, Maria de Nazaré. Na Paróquia Imaculada Conceição, no bairro Castanheira, em Belém, a festividade começou ainda no mês passado e encerra na próxima quinta, com três missas (às 7h, 12h e 17h) e uma procissão pelo conjunto Gleba III. Em Santa Izabel do Pará, católicos festejam com o Círio Fluvial de Caraparu.

O pároco da Imaculada Conceição, padre João Régis Araújo Teles, explica que a devoção à santa é muito forte na Região Metropolitana de Belém. Só na arquidiocese da capital, ele conta que existem cinco paróquias dedicadas à Conceição. Símbolo da santidade mariana, a santa seria uma das principais referências de consolo aos fiéis católicos:

“A mãe de Deus é especialista em tudo! Nossa Senhora, por ter sido o ser humano mais perfeito que já existiu, ela compreende tudo o que se refere à nossa humanidade. Quando nós rezamos à Imaculada Conceição, nós estamos rezando também à Mãe de Deus e mãe que é mãe conhece as necessidades dos filhos. Ela não tem um foco, mas atende a todas as nossas necessidades”, diz o padre.

 

Sendo uma tradição da Igreja com mais de 150 anos de história, a fé em Imaculada Conceição tem atraído cada vez mais público com o passar do tempo. Segundo o padre, o fato de ser uma fé que vem do coração das pessoas explica a popularidade da santa e a necessidade de um dia só para celebrá-la. Ele comenta um fato que foi marcante durante as peregrinações que a paróquia realizou este ano:

“Passando em uma das nossas grandes avenidas, uma indígena Warao pediu para que a imagem fosse perto dela e, sempre junto da imagem tem um pequeno cofre, para que o devoto que queira fazer uma oferta, faça. E aquela senhora tirou da esmola que ela recebeu naquele dia uma contribuição. Ela foi como a viúva do Evangelho, que deu tudo o que tinha. Só esta senhora já valeu toda a visita no sol quente que a gente enfrenta. São coisas que tocam, porque vêm do coração das pessoas”.

VEJA MAIS

Ela conta que sempre que pode, nas folgas do trabalho, se faz presente na paróquia Imaculada Conceição, onde congrega há mais de 20 anos. No dia devotado à santa, ela diz que sempre procura uma oportunidade para agradecer pelas bênçãos alcançadas, entre elas, a conversão de seu esposo.

“Ela levou à conversão do meu marido e da minha família. Faz uns 10 anos. Eu queria salvar minha família. Eu rezava e orava muito. Fiz promessa e, com a graça, pela intercessão dela, hoje o meu marido é renovado, é um bom homem, um bom marido, maravilhoso pai”, conta Edionilce, emocionada.

 

Círio de Caraparu ocorre na quinta-feira (8)

Na quinta-feira, moradores de Santa Izabel do Pará, município da Grande Belém, e também turistas e devotos de várias localidades se reúnem para homenagear Nossa Senhora da Conceição com a 104ª edição do Círio de Caraparu. A procissão fluvial sai da orla de Caraparu às 6h e segue pelo Rio Guamá até a Vila do Cacau, onde será realizada uma missa.

A perspectiva dos organizadores é que por volta de 9h30, a procissão fluvial comece a voltar pelo mesmo caminho e chegue à orla de Caraparu às 11h da manhã. Na chegada, é realizada uma nova missa, desta vez, na igreja de Nossa Senhora da Conceição.

A devoção à Virgem da Conceição iniciou na Vila de Caraparu em 1905, mas o primeiro Círio foi realizado somente em 8 de dezembro de 1918. Em 2018, a romaria completou 100ª edição e já é tradição do povo izabelense e de outras comunidades ribeirinhas ao longo do Rio Guamá.


Serviço:

Celebrações na paróquia Imaculada Conceição
Data: 08/12
Hora: 7h, 12h e 17h
Local: Rua Snapp, 09 - Castanheira (atrás do colégio Santa Madre)

Círio fluvial de Caraparu
Data: 08/12
Hora: saída às 6h
Local: orla de Caraparu, Santa Izabel do Pará

Belém