CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Hospital Abelardo Santos supera 450 altas clínicas de casos da Covid-19

No Pará, 17.354 pessoas venceram a doença, até o final da manhã desta terça-feira (26)

Cleide Magalhães
fonte

​​A batalha e luta pela recuperação do novo coronavírus, que ocasiona a covid-19, é possível. No Pará, 17.354 pessoas venceram a doença, até o final da manhã desta terça-feira (26). No domingo (24), o Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, distrito de Belém, contava com 457 altas clínicas. ​O hospital é um dos 11 espaços de referência para a covid no Estado e, há pouco mais de um mês, atende como porta aberta para emergências relacionadas aos sintomas da ​c​ovid-19. ​A média diária de atendimento no Abelardo Santos é de 1,8 mil pessoas.

 

​​A família do DJ Edilson Cambraia comemora a chance de um novo começo na vida. 

Ele recebeu alta médica para voltar para casa, depois de 12 dias internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HRAS. A saga hospitalar começou no Hospital e Pronto-Socorro Municipal Mário Pinotti, no dia 23 de abril, onde ficou internado por dois dias até ser transferido para o Abelardo Santos, já quase sem capacidade respiratória.  
 

Edilson, assim como muitos​ pacientes​, não deu muita importância aos primeiros sintomas, que começaram no dia 15 daquele mês​. E​ chegou a se medicar por conta própria com um dos remédios indicados pelo protocolo do Ministério da Saúde. ​A ​saúde piora​va, mas ele conseguiu buscar ajuda a tempo. "Fui negligente no início", admite. "Uma semana depois já estava complicado, eram seis, sete dias com dor no peito, nas costas quando fui para o PSM", lembra o DJ.


Acolhimento

 

O Hospital Regional Abelardo Santos contabiliza mais de 23.373 atendimentos de pacientes com sintomas da ​c​ovid-19. A unidade já era um dos ​11​ hospitais do Estado referenciados para internação de casos graves, e passou a funcionar de portas abertas, ou seja, o paciente pode ir direto ao local em busca de ajuda médica, sem precisar de encaminhamento. O pronto-socorro do HRAS conta com 270 leitos​ sendo ​​101 de UTI.

A triagem é humanizada. As equipes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e da Fundação Parapaz levam as pessoas até uma tenda, onde é verificada a oxigenação do sangue e feita a categorização dos quadros clínicos (baixa ou média complexidade). Neste momento, uma sopa é servida e também são distribuídas máscaras novas para substituir as usadas ou proteger quem não tem. O sopão é fornecido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), ​pela ​manhã e tarde.
 

​​A triagem ocorre no​ estacionamento do hospital​, onde​ foram instaladas mais três unidades móveis de saúde, que integram as ações do Programa Territórios pela Paz (TerPaz) em parceria com a Sespa. O objetivo é agilizar e garantir melhor atendimento. Muito além de medicamentos, os pacientes recebem carinho, atenção e segurança. Os pacientes que saem da consulta com prescrição de receita médica passam na farmácia, instalada no mesmo local, e recebem sem custo o que foi recomendado pelo médico.​

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM