Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Hemopa pretende coletar pelo menos 100 bolsas de sangue na UFPA; vídeo

A campanha começou nesta segunda-feira e terminará nesta terça-feira (30)

Dilson Pimentel

Coletar pelo menos 100 bolsas de sangue é a meta da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Pará (Hemopa) durante a campanha que está sendo realizada na Universidade Federal do Pará (UFPA). A ação começou nesta segunda-feira (29) e terminará nesta terça-feira (30). Trata-se de uma campanha de conscientização de novos doadores de sangue e medula óssea.

O objetivo da campanha é sensibilizar as pessoas para se tornarem doadores frequentes e terem entendimento sobre a responsabilidade social da doação, para atender às demandas hospitalares. A coleta ocorre na Unidade Móvel do Hemopa, que está nas proximidades do Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), das 8 às 16 horas.

Para participar da ação, é preciso ter entre 16 e 69 anos ou, caso seja menor de idade, apresentar a autorização dos pais. Todos os doadores devem estar alimentados, pesar mais de 50 quilos, apresentar bom estado de saúde, não ter apresentado sintomas de gripe/resfriado por 10 dias e ter, em mãos, documento de identificação original com foto.

VEJA MAIS:

Fundação Hemopa completa 43 anos
Comemoração foi discreta, respeitando as medidas de segurança contra a Covid-19

Doar sangue não abaixa imunidade, explica o Hemopa
Diante da queda significativa na doação de sangue devido ao coronavírus, Fundação esclarece que medida não compromete a saúde.

Novo prédio da Fundação Hemopa de Castanhal é entregue à população
O hemocentro de Castanhal tem a responsabilidade da cobertura transfusional de 48 municípios da região

Não podem doar sangue aqueles que ingeriram bebida alcoólica durante as 12 horas que antecedem a coleta, quem teve hepatite A após os 10 anos de idade, quem foi submetido a exames de endoscopia nos últimos seis meses e quem fez tatuagem ou piercing há menos de um ano. Outras condições devem ser analisadas individualmente durante a triagem.

Estudantes da UFPA que participarem da campanha de doação terão como benefício a retirada de suspensão da Biblioteca Central, graças à Campanha “Biblioteca Parceira, Usuário Solidário”. Para participar, é necessário se identificar com o código 263 ao realizar a doação no Hemopa.

Hemopa coletou 37 bolsas de sangue nesse primeiro dia

Assistente social do Hemopa, Luis Felipe Carmo disse que a instituição arrecada, por mês, aproximadamente de 150 a 200 bolsas de sangue. "Isso com muito sacrificio", afirmou. Há a unidade de coleta que fica na travessa Padre Eutíquio, que é a sede do Hemopa em Belém. Outra está localizada no Shopping Pátio Belém e outra fica no Castanheira Shopping. "Além dessas unidades, que são fixas, realizamos nossas campanhas externas, como essa na UFPA, onde a gente tenta conseguir um número maior de doadores para conseguir elevar ainda mais essa quantidade de bolsas arrecadadas", explicou Luis Felipe.

Ele acrescentou que, na UFPA, a expectativa é muito boa. "A comunidade acadêmica aqui da Universidade tem colaborado bastante quando realizamos campanhas aqui. Temos uma adesão muito boa. Então a gente conta com a colaboração e participação de todos da comunidade acadêmica da UFPA", afirmou.

Nesse primeiro dia de doação, foram coletadas 37 bolsas de sangue. E 51 pessoas se candidataram para doar. "A expectativa é de que amanhã (terça-feira), iremos superar o quantitativo de hoje", afirmou.

Emily Silva tem 20 anos e estuda Direito na UFPA. "Eu vim doar a convite de uma amiga que também está doando sangue. É a primeira vez que venho doar com o intuito de ajudar o próximo mesmo. Uma questão de solidariedade", disse. "A expectativa de poder contribuir para salvar uma vida é o que de fato me moveu. E também tem a praticidade. Como a gente tem um ponto de doação dentro da própria UFPA fica mais fácil", afirmou.

Serviço:

Doação de sangue e cadastro para doação de medula óssea.
Data: 29 e 30 de agosto de 2022.
Horário: das 8h às 16h.
Local: Unidade Móvel do Hemopa, que estará estacionada nas proximidades do Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN).



 

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM