Grande Belém ainda deve ter chuvas leves e moderadas até sexta-feira (21), prevê Inmet
O volume total foi de 39.0 mm, com início às 15h e término às 17h
A Grande Belém terá pancadas de chuva nos dias 20 e 21, no período da tarde, de intensidade fraca a moderada. O volume ficará entre 8 a 20 mm, segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A região não será afetada por chuvas fortes até o próximo sábado (22), diferentemente do ocorrido na última segunda-feira (17), quando um temporal com volume de 39 mm impactou diversos pontos da cidade.
VEJA MAIS
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o temporal de segunda-feira (17) foi consequência de uma nuvem cumulonimbus carregada e desenvolvida, com diferenças no índice pluviométrico para cada bairro.
“Verificamos nas imagens de satélite o desenvolvimento dessa nuvem. Uma forte instabilidade começou a se formar por volta das 14h, culminando a partir das 15h até as 17h. Foram três horas de chuvas e uma tempestade severa em toda a região metropolitana”, diz José Raimundo Abreu, meteorologista previsor do Inmet.
A maior concentração de chuva foi registrada na Terra Firme, com 95.2 mm. Entre os bairros que mais registraram chuva, estão: Nazaré, com 72 mm; Pedreira, com 56.6 mm; Cremação, com 38 mm; e Guamá, com 34.6 mm. Os menores índices foram registrados no Castanheira e no Entroncamento, onde há a estação do Inmet, que registrou 39 mm.
Alerta laranja
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém um alerta laranja para perigo de tempestades sobre trechos de São Paulo e Estados de outras regiões do País. Os mais afetados são: Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O aviso é válido até esta quarta-feira, (19).
O Pará terá risco de precipitações intensas até quarta (19). ambém há outro alerta laranja para tempestades em trechos de Santa Catarina e do Paraná nesta terça-feira, 18. Acre, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso também correm risco de precipitações.
*Ayla Ferreira, estagiária de Jornalismo, sob supervisão de João Thiago Dias, coordenador do Núcleo de Atualidades
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA