CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Fiscalização de lockdown em Belém está mais rígida nesta sexta-feira

Agentes param veículo a veículo para aferir necessidades de trânsito. Medida vai até domingo e pode ser prorrogada: índice de isolamento é baixo no Pará

Thiago Gomes e Lázaro Magalhães
fonte

Engarrafamentos se formaram em trechos da Almirante Barroso, em Belém, logo no início da manhã desta sexta-feira (15), com o endurecimento das fiscalizações de agentes que averiguam carros para avaliar o cumprimento das medidas de restrição de circulação durante o lockdown (bloqueio de urgência  atividades e circulação) na capital, para conter a epidemia do coronavírus. A previsão é de que as medidas durem durante a tarde e noites de hoje. Veja:

No Entroncamento, ainda antes das 9h da manhã, engarrafamentos já se formavam. Os agentes atuaram muito mais criteriosamente pela manhã e carros e motos foram parados - e uma só faixa foi  liberada no sentido de Ananindeua rumo a Belém. A fiscalização de coletivos é menor, mas acontece também. O trânsito flui com lentidão nos locais onde as barreiras atuam esta sexta-feira.

image Coletivos também são verificados esta manhã (Thiago Gomes / O Liberal)

A mesma operação pente-fino também ocorre na barreira montada em frente ao Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), na avenida João Paulo II, o que demonstra como o monitoramento do lockdown está mais rígido esta sexta-feira na capital. 

image Na João Paulo II, barreiras iniciaram mais cedo esta manhã (Thiago Gomes / O Liberal)

Mais de mil multas já aplicadas


A operação envolve agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e do Departamento de Trânsito do Estado do Pará ( Detran-PA), além de integrantes da Guarda Municipal de Belém (GMB) e da Polícia Militar do Pará (PMPA). 

Apenas ontem, das 12h até às 18h, foram aplicadas 157 multas para pessoas que desobereceram as restrições previstas em decretos em todo o Estado. O Pará já aplicou até agora mais de mil penalidades.

 

Medidas foram prorrogadas


Esta sexta (15) o governo do Estado prorrogou por mais uma semana, até 24 de maio, o período de lockdown (bloqueio total), que no Pará estava em vigor, por decreto estadual e também por decretos municipais, em Belém e mais nove municípios, entre 7 e 17 de maio.

 

 

As restrições, inicialmente de dez dias, se estenderiam até este domingo (17), quando completa uma semana de endurecimento das ações, com pesadas multas aplicadas. Os primeiros três dias foram apenas de orientação.  

A prorrogação do lockdown em Belém já estava em avaliação também pela Prefeitura Municipal de Belém, com o auxílio de especialistas da área da saúde pública municipal, confirmou esta quinta-feira (14) o prefeito Zenaldo Coutinho, em live transmitida durante a tarde.

 novo prazo dado diz que as medidas de fechamento de atividades não essenciais e bloqueios à circulação em Belém e outros nove município durarão até também o domingo seguinte (24).

image Um a um, carros e motos são fiscalizados (Thiago Gomes / O Liberal)

Isolamento social não decola após lockdown


Mesmo com lockdown, o índice de isolamento social no Pará caiu novamente, segundo balanço divulgado pelo governo do Pará esta quinta (14). Alcançou apenas 49,53% na última quarta-feira (13). São esses os dados que sugerem endurecimento ainda maior das restrições e a prorrogação das medidas em municípios no Pará.   

Com esse número, o Estado emplacou outra vez a terceira posição no ranking nacional entre as localidades que mais respeitaram a quarentena, atrás do Ceará (50,89%) e Amapá (50,87%). Outro balanço deve ser divulgado hoje (15), com o comportamento dos municípios na última quinta (14).

Em todo o Brasil, o índice permanece muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que indica o mínimo de 70% de isolamento.

A redação integrada de O Liberal apura mais informações sobre as fiscalizações contra aglomerações e que restringem a circulação de pessoas e veículos na capital nesta sexta-feira. Acompanhe. 

image Ônibus são fiscalizados: passageiros devem justificar viagens (Thiago Gomes / O Liberal)

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM