CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Fiscalização ambiental busca proteger tartarugas-marinhas em Salinópolis

A medida previne que a reprodução das tartarugas-marinhas sofra complicações ou seja prejudicada

Talita Azevedo | Especial O Liberal
fonte

A fiscalização ambiental será intensificada para a preservação de tartarugas-marinhas a partir do primeiro fim de semana de julho (5 e 6), na Praia do Atalaia, em Salinópolis, nordeste paraense. A região conhecida como Ponta da Sofia será fiscalizada até o fim do mês para garantir a proteção da fauna costeira, em especial das diferentes espécies de quelônios que desovam na areia nessa época do ano. O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) será o responsável pela fiscalização.

A circulação de veículos motorizados está proibida em três quilômetros de praia, a partir do terceiro atalho de acesso. A medida previne que a reprodução das tartarugas-marinhas sofra complicações ou seja prejudicada. A ação foi indicada pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e ratificada em decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA).

Outras ações proibidas são o uso de garrafas de vidro, o descarte de resíduos e a poluição sonora por meio de carretas de som automotivo nesse trecho da praia. Agentes públicos realizam patrulhamento, e câmeras de monitoramento fazem a cobertura de toda a área. Responsáveis por veículos que ultrapassarem a barreira delimitada serão identificados e deverão responder por crime ambiental. Somente o trânsito de pedestres e banhistas está liberado no local.

VEJA MAIS

image Salinas: mais de 200 filhotes de tartarugas marinhas são soltos na praia do Atalaia
A primeira soltura deste ano no local ocorreu em 13 junho, e atraiu muitos frequentadores do Atalaia, além de estudantes da rede pública municipal e moradores do entorno.

image Pesquisadoras da UFPA encontram microplásticos em tartarugas de água doce amazônicas
A pesquisa teve como objetivo principal demonstrar que as tartarugas da Amazônia já estão sendo impactadas pelos plásticos

image Alunos do sudoeste paraense participam da soltura de 3.275 mil quelônios no rio Xingu
A iniciativa sensibiliza crianças e adolescentes sobre a preservação ambiental e reforça a importância das tartarugas para o equilíbrio do bioma amazônico

A colaboração da população é fundamental para o sucesso da operação, conforme declarado pelo Ideflor-Bio. "Com educação ambiental, fiscalização e o apoio de turistas e moradores, é possível manter a Praia do Atalaia como um dos maiores símbolos de beleza e preservação do litoral paraense", pontuou o diretor.

image Medidas preventivas garantem segurança da fauna local (Foto: Agência Pará)

Desde a primeira temporada de fiscalização — que se encontra na terceira ação preventiva na Praia do Atalaia — os resultados têm sido positivos para os animais. Aproximadamente mil filhotes de tartarugas-marinhas já foram soltos somente no perímetro da Ponta da Sofia, o que reforça a importância da iniciativa para a conservação da biodiversidade costeira.

A área de preservação é adjacente ao Monumento Natural do Atalaia, uma das 29 Unidades de Conservação geridas pelo Ideflor-Bio. Em períodos de grande circulação de turistas, iniciativas com medidas rigorosas são fundamentais para assegurar o equilíbrio ecológico da região.

O diretor de Gestão e Monitoramento de Unidades de Conservação do Ideflor-Bio, Ellivelton Carvalho, esclareceu por que é essencial garantir a segurança e o futuro das espécies ameaçadas. "A proteção dessa parte da praia é uma ação estratégica, que une preservação ambiental e responsabilidade social. A presença do poder público nesse período mostra que o Pará está comprometido com o respeito à natureza e ao uso consciente dos espaços naturais", enfatizou.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM