CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Feirantes de Icoaraci fazem mobilização contra nova padronização de barracas

Reclamação de alguns comerciantes é contra novas localizações de pontos. Eles pedem novas conversas com prefeitura.

Victor Furtado
fonte

O programa de padronização e reordenamento das feiras livres de Belém, que nesta quarta-feira (15) chega à Feira da 8 de Maio, em Icoaraci, resultou em reclamações e atos de parte dos feirantes da área nesta manhã. A medida da Secretaria Municipal de Economia (Secon) leva 248 novas barracas, fabricadas com materiais resistentes e seguros para os feirantes da área. Só que alguns comerciantes são contra as novas localizações de pontos, que segundo eles agora estariam distantes. Os insatisfeitos pedem novas conversas com a prefeitura para um novo ordenamento. Veja:

"Alguns feirantes estão localizados agora muito distantes. Além disso, há pessoas novas que nem eram feirantes e tomam espaço de quem está há 10 anos aqui. Falta mais comunicação por parte da prefeitura. Essa mobilização é para que eles organizem. Não queremos sair de nossos locais", diz Tony Belém, feirante da área de importados e eletrônicos da Feira da 8 de Maio.

image Barracas foram mantidas desmontadas por feirantes insatisfeitos (Thiago Gomes / O Liberal)

A reclamação não é de todos os feirantes, Parte está satisfeita. “Esse novo equipamento é bem melhor e maior que o meu antigo. Agora as frutas e verduras ficam mais organizadas para o cliente ver”, avaliou a vendedora de hortigranjeiro, Ana Souza, que há 35 anos trabalha na feira. 

Nesta terça-feira (14), a Prefeitura de Belém já havia divulgado as mudanças na área. “Os equipamentos são desmontáveis e possuem estruturas em metalon de 3 por 3 centímetros galvanizadas e pinturas eletrostáticas, proporcionando mais resistência e durabilidade às barracas", explicou a arquiteta da Secon, Karen Casseb. O poder municipal não está dispensando o uso de luvas e máscaras dos trabalhadores no período de pandemia. 

O Secretário Municipal de Economia, Rosivaldo Batista, chegou a informar que a organização da feira e o novo posicionamento das novas barracas da feira contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), com a retirada dos equipamentos antigos, e também da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), que auxiliou nas demarcações das barracas.

image Na área mais nobre da feira, novas barracas foram abertas (Thiago Gomes / O Liberal)

 

Marcação de barracas privilegiava tráfego


Foi a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) quem fez a demarcação da localização das barracas, por solicitação da Secon, com sinalização horizontal na via. O objetivo era ordenar o fluxo de veículos e garantir segurança a pedestres que frequentam a feira, além do ordenamento no local.

"A demarcação, em vez de ser no eixo central da rua, foi deslocada pela equipe de engenharia de trânsito do órgão, de forma a ocupar mais a via que segue sentido à chamada estrada velha do Outeiro, garantindo que, assim, a via em sentido contrário possa ser utilizada por ambulâncias e viaturas dos Bombeiros, por exemplo, em caso de emergência", disse a prefeitura.

“Apesar de não haver trânsito de carros e caminhões na área durante o período de funcionamento da feira, as barracas ficam fixas durante o dia, então, em caso de emergência seria preciso que se carregassem as barracas para deixar uma ambulância passar, por exemplo. Assim, apesar da via ser acessada durante o dia apenas por algumas motos e bicicletas, caso haja necessidade não há riscos aos pedestres no trânsito de viaturas e ambulâncias porque uma via está liberada”, explicou Cláudio Azevedo, técnico em estradas da Semob.

A previsão e de que, após o encerramento das atividades da feira a cada dia, às 13h30, o fluxo de veículos seja liberado no local.

 

Belém terá 1,5 barracas padronizadas em feiras 


Segundo diz a Prefeitura Municipal de Belém, cerca de 1.500 novos equipamentos, como o de Icoaraci, estão sendo distribuídos nas feiras livres de Belém. No primeiro semestre deste ano, as feiras da Batista Campos, Entroncamento e Telégrafo foram contempladas com as novas barracas. Já para este segundo semestre, além da 8 de Maio, estão prevista as feiras da Terra Firme, Acatauassu Nunes e a feira da Campina, também localizada no distrito de Icoaraci.

A Secon diz ainda que já tem um projeto de uma feira itinerante, que percorrerá os diversos bairros de Belém, ofertando produtos de qualidade a preços competitivos. Essa feira também usará os novos equipamentos, que possuem estrutura desmontável e de fácil manipulação.

Sobre a mobilização de feirantes da 8 de Maio, em nota, a Secon explicou que "...As novas barracas da feira 08 de maio possuem 2 metros por 1, ou seja, uma metragem maior que a maioria dos equipamentos anteriores. O projeto das barracas foi apresentado e aprovado pela maioria dos feirantes do espaço, antes da entrega pela Prefeitura de Belém. O órgão reintera também que os equipamentos, além de mais resistentes e higiênicos, foram adaptados de acordo com a necessidade de cada setor da feira".

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM