Famílias recebem unidades habitacionais no Portal da Amazônia, nesta quarta (4)
Cerimônia de entrega conta com a participação do prefeito Edmilson Rodrigues e do secretário municipal de habitação, Rodrigo Moraes
A Prefeitura de Belém realizou, na manhã desta quarta-feira (4), a cerimônia de entrega das chaves dos 15 apartamentos do Residencial Paulo Fonteles Filho para famílias que esperam pelas unidades habitacionais há 13 anos. Durante o evento, que contou com a participação do prefeito Edmilson Rodrigues e seu secretário municipal de Habitação, Rodrigo Moraes, foi anunciada a previsão de entrega dos residenciais Viver Outeiro e Viver Maracacuera I e II, no distrito de Icoaraci.
VEJA MAIS
Rodrigo Moraes, titular da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), abriu a cerimônia falando sobre o retorno das famílias ao local e falou sobre a escolha do nome do conjunto habitacional. "Hoje é um dia histórico para essas famílias que retornam ao lugar de onde nunca deveriam ter saído. E é importante frisar que este residencial passa a se chamar Paulo Fonteles Filho, ex-vereador de Belém que dedicou a sua vida, inclusive, à luta da reforma urbana", disse o secretário durante o discurso.
Em seguida, a moradora Raimunda Assunção deu um depoimento sobre o momento tão aguardado por sua família. “Eu morava em uma casa que estava caindo em cima de mim, quando chovia era difícil para meus dois filhos e três netos que convivem comigo, hoje estamos muito gratos, espero que meus outros familiares que estão nessa luta também recebam os apartamentos deles também, tenho fé em Deus que esse momento vai chegar", desabafou.
Após a entrega das chaves dos apartamentos, o prefeito Edmilson Rodrigues anunciou que os 1.008 apartamentos do Residencial Viver Outeiro possuem previsão de finalização e entrega ainda no primeiro semestre do ano que vem. A prefeitura de Belém assegurou R$ 1,6 milhões em recursos municipais e conseguiu aprovar ajustes técnicos e financeiros do projeto com a Caixa Econômica Federal, o que garantiu a retomada das obras.
O prefeito também deu detalhes sobre o andamento das obras e previsão de entrega dos residenciais Viver Maracacuera I e Viver Maracacuera II, no distrito de Icoaraci. Após o saneamento de pendências e negociações realizados pela Sehab, a Prefeitura de Belém também retomou obras e 780 unidades habitacionais devem ser entregues até o mês de setembro de 2021.
A primeira etapa de entrega de imóveis do do Residencial Paulo Fonteles Filho obedeceu a lista de beneficiários que inclui prioridades como idosos, mulheres chefes de família e pessoas com deficiência. Os apartamentos possuem dois quartos, com sala, cozinha, área de serviço e banheiro, localizados na avenida Bernardo Sayão, esquina com Osvaldo de Caldas Brito, no bairro do Jurunas.
As unidades para pessoas com deficiência ficam no andar térreo e são totalmente adaptadas para dar mais segurança e condições de mobilidade no espaço, além de dignidade para toda a família. A empresa responsável pela construção informou que o cronograma prevê a conclusão de mais 64 unidades nos próximos 18 meses. Técnicos da Sehab acompanham a execução de perto para assegurar o cumprimento dos prazos. Ao todo, são 208 apartamentos, com a obra orçada em R$ 25,7 milhões, em recursos do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, do governo federal, financiados por meio da Caixa Econômica Federal.
Sobre os demais apartamentos, a Prefeitura de Belém informou que as obras do conjunto habitacional localizado na Avenida Bernardo Sayão, próximo da Rua dos Mundurucus, também previsto para receber famílias remanejadas do projeto de urbanização da área do Portal da Amazônia, ainda passam por revisão técnica, após constatação de problemas de engenharia, como a identificação de afundamento da estrutura. A equipe da Sehab busca soluções, junto com a Caixa, para prosseguir com o projeto, que estava paralisado há anos, e garantir a conclusão e entrega das moradias. O prazo final previsto para apresentação das soluções é dezembro deste ano.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA