Falta de saneamento básico prejudica moradores da rua Bom Jardim, no 40 horas, em Ananindeua
“Essas autoridades só querem o nosso voto”, disse a empregada doméstica Nazaré Costa, de 65 anos
Moradores denunciam buracos e lama na rua Bom Jardim, no bairro do 40 Horas, em Ananindeua. No local também há mato. Eles afirmam que, quando chove, o que tem ocorrido com mais frequência nesta época do ano, a rua se transforma em um rio. E isso causa transtornos para todo mundo, principalmente para as pessoas idosas e para as crianças.
A equipe de reportagem da Redação Integrada de O Liberal esteve naquele endereço, na manhã desta sexta-feira (2). E as pessoas aproveitaram a presença dos jornalistas para denunciar essa situação. A empregada doméstica Nazaré Costa, 65, mora na rua Bom Jardim há 35 anos. “Está horrível aqui”, disse ela. “Essa rua foi arrumada no primeiro mandato do Pioneiro (Manoel Pioneiro, ex-prefeito de Ananindeua)” - ou seja, na década de 1990. “De lá pra cá, ninguém nunca mais ligou pra nada. Não tem asfalto. Não temos água”, afirmou.
Sem citar nome, dona Nazaré disse que apareceu um vereador na rua prometendo melhorias para os moradores. “Ele disse que ia fazer isso, que ia fazer aquilo. Mas não fizeram nada. Essas autoridades só querem o nosso voto”, contou. Ela afirmou que, quando chove, a rua fica alagada. “Não passa ninguém aqui. É só lama”, afirmou. E, mesmo sem chuva, a rua fica cheia de lama. “Fica cheia de água. É uma imundície só”, afirmou. Dona Nazaré lembrou que, apesar da precariedade da via, uma escola municipal vai ser inaugurada nessa mesma rua, que fica entre as passagens São Francisco e Jibóia Branca.
VEJA MAIS:
Ela também falou da situação das crianças que moram na rua por causa da falta de saneamento básico. “As crianças 'patinam' aqui. Vira um rio isso aqui”, afirmou. Para sair de casa, cada morador adota uma estratégia para tentar driblar a lama. Mas em vão. “A gente pisa na lama mesmo e, quando chega em casa, lava o pé”, afirmou dona Nazaré. “Agora diz-que vão inaugurar essa escola aí na rua. Como vão inaugurar uma escola com as crianças ‘patinando’ (na lama)? Será que os netos dos ‘grandão’ (os que têm dinheiro) vão pisar na lama para ir para essa escola? Não vão, não”, afirmou.
Em nota, a Prefeitura Municipal de Ananindeua (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura (Sesan), informa que a via mencionada na matéria receberá todos os serviços necessários para garantir sua completa revitalização. A entrega da via será realizada em conjunto com a inauguração da nova escola municipal, reforçando o compromisso da gestão com a melhoria da infraestrutura e da educação no município, afirma.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA