CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Enade 2022: Portões abrem ao meio-dia e universitários aguardam a prova às 13h30

Exame Nacional avalia competências e habilidades da formação geral e profissional

O Liberal
fonte

Logo que o portão abriu ao meio-dia, deste domingo (27), a frente da faculdade Fibra, na avenida Gentil Bittencourt, em Belém, registrou um intenso movimento de chegada de estudantes universitários para a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2022), marcada para 13h30. A faculdade era um dos locais da prova que avaliava o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação no ensino superior brasileiro.

Na calçada da Fibra, na avenida Gentil Bittencourt, no bairro de Nazaré, havia estudantes e professores sob tendas, em um trabalho motivacional para quem chegava para o exame, neste domingo. Eles ofereciam, em geral, copos de água mineral, sanduíche e suco, frutas, canetas e até abraços.

VEJA MAIS

image Prova do Enade; saiba quais cursos de graduação serão avaliados neste domingo (27)
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade2022) avalia competências e habilidades da formação geral e profissional

image Estudantes encaram prova do Enade 2022 neste domingo (27)
Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h. O início da aplicação será às 13h30, com encerramento às 17h30 para os participantes regulares

"Nosso apoio se dá no acolhimento, nesse estar presente participando, incentivando os jovens em sua caminhada no ensino-aprendizagem", afirmou a professora e coordenadora do curso de serviço social da Fibra, Lucileia Santos. Ela foi uma das professoras a receber os universitários para a prova do Enade, neste domingo.

Lucileia Santos e outra professora entregavam kits para os universitários. "Nós, aqui, além desse acolhimento, garantimos um espaço institucional confortável. Nós trouxemos kits para os nossos alunos, independente de serem nossos alunos, estamos entregando também o kit, que tem barra de cereal, um chocolate, biscoito, caneta e um abraço", disse Lucileia sorrindo.

"Eu não tive tempo de me preparar, TCC, trabalho, essas coisas então eu vou fazer com o meu conhecimento, com o que adquiri nas aulas e no trabalho mesmo”, disse a universitária Paula Moreira, de 28 anos. Ela faz o oitavo semestre do curso de publicidade na UFPA, e conversava com um grupo de colegas de turma, que também fariam o Enade.

Paula Moreira avalia positivamente a aplicação da prova do Enade, aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “Acho uma boa ideia porque assim as turmas de estudantes (secundaristas) podem ver, avaliar e escolher melhor os cursos”, disse ela.

“Acho válido o Enade, a gente aprende muito na universidade, no dia a dia. A gente tem muita experiências boas lá dentro, oportunidade de estágios e aprendendo teoricamente e na prática”, enfatizou Luana Sena, de 24 anos, como Paula Moreira, no oitavo semestre de publicidade na UFPA.

Estudantes gostaram da prova

Logo após terminar a prova, Rubens Souza, 38 anos, concluinte de Psicologia, considerou muito extensa a prova do Enade. “Tinha muito Conhecimentos Gerais, pouca coisa relacionada  à Psicologia; não foi uma prova complexa, mas extensa, tinha que ter atenção com os enunciados, ter um pouco de paciência para fazer uma boa prova “, disse. Rubens relatou que constaram da prova 35 questões e cinco questões dissertativas. “Acho que fiz uma boa prova”, concluiu.

image Rubens Souza: prova extensa (Foto: Igor Mota / O Liberal)

Para a estudante concluinte de Publicidade e Propaganda, Beatriz Araújo, 23 anos, a prova foi fácil. “Bem contextualizada com o momento atual que a gente está vivendo; então, não foi tão complicada de resolver, todos os textos vieram bem esquematizados, e a gente conseguiu fazer uma boa prova. Eu espero tirar uma boa nota, porque querendo ou não a gente precisa dessa nota, porque ela avalia o rendimento do curso, e como a gente está concluindo agora ela é necessária para que a gente consiga o diploma no final do curso”, ressaltou Beatriz.

image Beatriz Araújo: nota é necessária para seguir em frente nos estudos (Foto: Igor Mota / O Liberal)
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM