CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Dia Mundial do Meio Ambiente: confira 10 dicas para ajudar a preservar a natureza

Celebrada no dia 5 de junho, a data visa promover a conscientização da população sobre os desafios ambientais da atualidade

Gabriel Pires
fonte

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, tem como objetivo promover a conscientização da população sobre os desafios ambientais enfrentados na atualidade e mobilizar a todos para um futuro mais sustentável. Instituído em 1972, durante a Conferência de Estocolmo, a data comemorativa também é um convite à ação. Nesse sentido, o especialista em meio ambiente, André Cutrim, lista dicas de como ajudar a preservar a natureza.

VEJA MAIS

image Amazônia e Pará registram queda de mais de 60% no desmatamento nos dois últimos anos, diz MapBiomas
Também na Amazônia, houve redução de desmatamento em todos os estados, exceto no Amapá

image O que é reciclagem? Entenda a prática sustentável que pode transformar o mundo
A prática da reciclagem visa à preservação do meio ambiente e a construção de um futuro mais sustentável

image Da Amazônia ao RS: filtros de nanotecnologia combatem sede nas enchentes
Incentivos para uma produção nacional poderiam ampliar o raio de ajuda

A preservação do meio ambiente, segundo o especialista, passa por uma série de ações. Diversos hábitos do dia a dia podem potencializar esse cuidado, além da reciclagem e separação do lixo. São exemplos: “Reduzir o consumo de plástico é um passo importante, evitando a utilização de sacolas plásticas e preferindo sacolas reutilizáveis. O eco copo também é uma alternativa sustentável ao copo de plástico tradicional. Economizar água é essencial, por isso, tomar banhos mais curtos e optar, quando possível, por chuveiros de menor vazão são estratégias eficazes”, explica. 

“Coletar água da chuva para uso doméstico em jardins ou limpeza externa também contribui significativamente; consumir de forma consciente, escolhendo produtos locais, sazonais e orgânicos e, principalmente, reduzir o desperdício de alimentos, é uma prática que beneficia o meio ambiente; e uma ação um pouco mais complexa seria envolver a comunidade em projetos de reflorestamento ou plantação de árvores em áreas pouco arborizadas. Isso ajudaria muito na captura de carbono e na melhoria da qualidade do ar”, acrescenta.

image André Cutrim Carvalho, especialista em meio ambiente (Arquivo pessoal)

Já outras práticas eficazes para a preservação ambiental, de acordo com André, envolvem: compostagem doméstica, que transforma resíduos orgânicos em adubo natural. É uma forma de reduzir o volume de lixo enviado aos aterros sanitários; a utilização de energia renovável, apesar do alto custo no momento, contribui para a redução da dependência de energia não renováveis; e a que vem sendo mais trabalhada: usar o papel de forma consciente, preferindo documentos digitais ou reciclando papel usado, pois reduz a pressão por demanda de recursos da floresta”, destaca André.

“As medidas que adotamos hoje terão impactos positivos no futuro do meio ambiente da nossa Amazônia. A redução da poluição, com a redução de resíduos plásticos nos oceanos e a diminuição dos gases de efeito estufa, é um dos principais benefícios no médio prazo. A conservação dos recursos naturais, por meio do consumo consciente de água e energia, será de vital importância para a preservação desses recursos para as futuras gerações. A melhoria da qualidade do solo e da água, resultante da compostagem, pode gerar benefícios contínuos para a saúde desses ecossistemas”, avalia o especialista.

Veja as principais ações de como ajudar na preservação do planeta:

  • Reduzir o consumo de plástico
  • Economizar água
  • Fazer coleta seletiva
  • Coletar água da chuva para uso doméstico em jardins
  • Reduzir o desperdício de alimentos
  • Praticar o reflorestamento e o plantio de árvores
  • Realizar compostagem doméstica
  • Utilizar energia renovável
  • Usar o papel de forma consciente, preferindo documentos digitais ou reciclando 
  • Optar por copos ecos (com material biodegradável) 
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM