Dia Internacional dos Povos Indígenas: Parque da Cidade recebe crianças de etnias em Belém

Meninos e meninas com pais e familiares em trânsito desfrutaram de momento de convivência e lazer nesse novo ponto da Grande Belém

O Liberal
fonte

O Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado neste sábado (9), foi marcado pela presença de crianças e familiares de povos originários no Parque da Cidade, em Belém. O local também será palco da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30).

Os indígenas que transitam pela capital do Estado participaram de uma série de atividades voltadas para convivência e lazer, organizadas por técnicos da Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (Sepi), em parceria com o Distrito Sanitário Indígena/Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai) de Icoaraci.

Dia Internacional dos Povos Indígenas Fotos de Jaelta Souza / Ascom Sepi

Integração, lazer e valorização cultural

O encontro proporcionou um dia de diversão, integração e fortalecimento cultural para as famílias que vivem temporariamente fora de seus territórios. Crianças acompanhadas por suas mães e pais aproveitaram o parque aquático e os espaços de recreação, reafirmando, segundo a titular da Sepi, Puyr Tembé, a importância de ocupar e valorizar esses locais.

"Ao celebrar o Dia Internacional dos Povos Indígenas reafirmamos que nossa presença ancestral está viva em Belém — inclusive nos espaços urbanos. Aqui, neste Parque, compartilhamos cultura, fortalecemos nossa identidade e garantimos que nossas crianças cresçam conectadas com suas raízes. Esse também é nosso lugar", ressaltou a secretária Puyr Tembé, da Sepi.

VEJA MAIS

image 'Precisamos cobrar compromisso dos países desenvolvidos', diz ministra Sonia Guajajara sobre COP30
Ministra dos Povos Indígenas destacou algumas prioridades para a Conferência como o reconhecimento dos territórios indígenas

image Soberania na Selva: a presença do Exército e dos povos indígenas na fronteira mais remota do Brasil
No coração do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, militares e indígenas convivem em missão conjunta para proteger o território, garantir assistência às comunidades isoladas e combater crimes ambientais em uma das regiões mais remotas e estratégicas do país

Expressando sua satisfação pelo momento, Rute Kayapó comentou: "Foi muito bom para as crianças estarem aqui. Elas brincam, veem natureza, aprendem e ficam felizes. Obrigada ao governo e à Sepi por esse dia".

Troca de saberes e fortalecimento comunitário

Além do lazer no parque aquático, a programação incluiu rodas de conversa e dinâmicas que promoveram a interação social entre as famílias indígenas, fortalecendo vínculos comunitários e incentivando a troca de experiências.

As atividades criaram um espaço de diálogo acolhedor, onde adultos e crianças compartilharam saberes, histórias e vivências, reforçando o sentimento de pertencimento e união entre os participantes.

Reconhecimento internacional dos povos indígenas

O Dia Internacional dos Povos Indígenas foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para reconhecer e valorizar a diversidade cultural e os direitos dos povos originários.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM