Covid-19: 70% da população do Pará não tomou a terceira dose da vacina

Procura pelo imunizante ainda está abaixo do esperado nos postos de vacinação da capital e, com a chegada do veraneio, casos podem voltar a crescer

João Paulo Jussara
fonte

Dados do Vacinômetro da Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa) mostram que 70% da população vacinável paraense não tomou a terceira dose do imunizante contra a covid-19, sendo que a quarta dose já está sendo, informalmente, liberada até para pessoas com menos de 40 anos devido à baixa procura. Em Belém, a movimentação nos postos de vacinação ainda está abaixo do esperado, visto que o veraneio se aproxima e muita gente deve viajar para as praias do litoral do estado, onde há muita aglomeração.

VEJA MAIS

image Belém vacina pessoas de 6 meses de idade contra gripe e mantém campanha contra covid-19 e sarampo
Imunização é feita nas UBS, shopping centers e faculdades, em horários diferenciados

image Pará recebe mais 200 mil doses de vacinas contra covid-19
Com isso, são mais de 18 milhões de doses já recebidas, mais que suficiente para vacinar com duas doses toda a população vacinável do estado, de quase 7,5 milhões de pessoas

Na manhã desta terça-feira (28), o posto de vacinação da Universidade da Amazônia (Unama), na avenida Alcindo Cacela, teve uma baixa procura pela terceira e quarta doses da vacina. O laminador Alan Silva havia tomado a segunda dose em novembro do ano passado, e disse que resolveu reforçar a imunização com o receio do aumento de casos a partir do mês de julho.

“Dentro desse quadro de receio, eu optei por completar as doses. Enquanto houver a possibilidade do retorno dessa doença, vai haver esse medo, mas à medida que a gente vai completando a vacinação, a segurança aumenta”, pontuou.

Baixa procura pelas vacinas

A enfermeira Larissa Nogueira era uma das profissionais que estava aplicando a vacina na Unama. Na avaliação dela, a procura ainda está baixa porque muitas pessoas só querem receber a vacina da Pfizer, já que a maioria iniciou o esquema vacinal com o imunizante americano. “A busca estava bem baixa por conta da falta da Pfizer. Com a chegada, as pessoas não querem outra vacina, só querem a da Pfizer. Então eu creio que um dos motivos seja esse”, afirmou.

“A gente lembra que é muito importante que as pessoas recebam esta terceira e a quarta dose da vacina, para poder curtir as férias mais tranquilamente, sem esquecer o uso da máscara, que é essencial. Foi liberado em muitos locais aqui em Belém, mas eu ainda acho que ainda é necessário usar máscara em ambiente fechado, pela questão da circulação das pessoas, onde a gente não sabe se as pessoas estão gripadas ou não, se é covid ou se não é”, concluiu a enfermeira.

Já a técnica em enfermagem Jucicleide Lima acredita que a procura pelo imunizante ainda está baixa porque grande parte da população só se vacina após contrair a doença ou ter um familiar infectado pelo coronavírus. “As autoridades dão a vacina, mas há muitas pessoas que não aceitam, não procuram tomar a vacina na data correta”, destacou. Ela contou que, durante a pandemia, chegou a contrair a covid-19 e só não foi internada por conta da falta de leitos nas unidades de saúde da capital. “Agora estou me sentindo bem mais tranquila depois de tomar todas as doses”.

Procurada pela reportagem, a Sespa informou, em nota, que o Pará não possui doses de imunizantes da covid-19 prestes a vencer.

Quem pode se vacinar contra a covid-19

A vacina contra covid-19 está disponível para os públicos infantil e adulto. Podem se vacinar todos aqueles que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose, bem como as pessoas acima de 18 anos, que foram vacinadas com a segunda dose até janeiro deste ano e que ainda não receberam a terceira dose. O reforço (terceira ou quarta dose) deve ser feito com intervalo de quatro meses da aplicação anterior.

A quarta dose está disponível para todos os imunocomprometidos, a partir de 12 anos de idade, com apresentação de cópia do laudo, atestado ou outro documento, que comprove alto grau de imunossupressão. Além dos imunocomprometidos, podem tomar o reforço pessoas com idade a partir de 40 anos

Outros grupos elegíveis à quarta dose são os trabalhadores de saúde, gestantes e puérperas e trabalhadores da educação do ensino básico e superior (professores, especialistas e funcionários das unidades de ensino), além dos trabalhadores das Forças Armadas e forças de segurança e salvamento (policiais federais, civis, militares e rodoviários, bombeiros militares e civis e guardas municipais).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), a população pode se vacinar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), shopping centers e faculdades, em horários diferenciados e seguindo os critérios dos públicos elegíveis.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM