Corais encantam público na Cidade Velha

Mostra de grupos levou muita gente a Catedral Metropolitana

Eduardo Rocha

A 21ª Mostra de Corais Santa Cecília, cujo dia transcorre nesta sexta-feira (22), ratificou o gosto do paraense pelo canto lírico sacro, dado o bom público que compareceu à Catedral Metropolitana de Belém, no bairro da Cidade Velha, nesta quinta-feira (21), à noite, para conferir a performance de 13 grupos musicais. A mostra foi organizada pela Catedral Metropolitana e pelo Coral Schola Cantorum, sediado na própria Igreja da Sé.

Apresentaram-se no altar da catedral os corais Schola Cantorum, Madrigal da UEPA, Amiguinhos de Jesus, Scolla Cantorum, Coruni, Vozes da Amazônia, EMUFPA, Coro Carlos Gomes, Madrigal João Bôsco Castro, Angelorum, AABB/Femabb Júlia Mousinho, Fazend´Art e Coro de Extensão da EMUFPA.

João Guilherme Costa integra o Schola Cantorum há 25 anos, tendo convivido com o cônego Nelson Soares, incentivador do canto coral em Belém. João Guilherme contou que a Mostra foi idealizada pelo cônego José Gonçalo Vieira, ex-cura da Sé. "Essa Mostra é unicamente de música sacra e recebe o nome de Santa Cecília, que é a padroeira dos músicos", observou.

Para o cônego Roberto Cavalli, cura da Sé, a Mostra de Corais Santa Cecília funciona como um momento de confraternização todos os anos, na Catedral Metropolitana, possibilitando o encontro de corais de Belém, "para vivermos a experiência que cada um vai realizando na sua vida, e é um momento de valorizarmos a cultura do canto coral que vai aumentando a cada ano essa busca e, também, o desejo de se cantar e de se louvar a Deus por meio desse tipo de arte".

O evento, de acordo com o maestro Eduardo Nascimento, do Schola Cantorum, é um marco de resgate da liturgia no sentido mais amplo e considerando que da mostra participam corais de igrejas diferenciadas. "É o marco da música de condução ao divino, e no aspecto cultural essa é a única mostra de corais, dedicada â Santa Cecília, de música sacra; temos corais evangélicos, formações variadas, como o coro misto, coral infantil, coro feminino e mais corais de academia/experimentais", concluiu.

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM BELÉM