COP 30: especialistas se reúnem em Belém para discutir sustentabilidade na Amazônia

Ao menos 400 pessoas estiveram presentes neste primeiro dia do evento. A programação segue neste sábado (16) a partir das 9h.

Thaís Neves | Especial para O Liberal
fonte

Belém recebeu nesta sexta-feira (15), no auditório da Universidade da Amazônia (UNAMA), campus Alcindo Cacela, o primeiro dia da “Conferência sobre o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”. O evento é preparatório para a Conferência das Partes (COP 30), que será realizada na capital em novembro de 2025. Ao menos 400 pessoas estiveram presentes no local, entre elas, o prefeito Edmilson Rodrigues. A programação segue neste sábado (16) a partir das 9h.

A conferência é realizada pelos Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania (ADJC). O coordenador nacional da ADJC e dirigente da Comissão de Defesa da República e da Democracia do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Aldo Arantes, explica que o objetivo da entidade é contribuir e trazer reflexão acerca da Amazônia e também dos problemas da floresta, no sentido de obter propostas concretas para a COP 30. “Eu participei de várias COP’s, é necessário a gente se preparar para que a COP realmente tome decisões efetivas. Há um conflito grande de interesses e às vezes as decisões ficam muito tênues, não se enfrenta a gravidade do problema e inclusive, não se coloca recursos efetivos para combater as mudanças climáticas”, disse.

image Aldo Arantes, coordenador nacional da ADJC (Foto:Thiago Gomes | O Liberal)

Aldo ainda enfatizou a importância de os brasileiros afirmarem que a Amazônia é do povo brasileiro. “Temos que construir um caminho para o desenvolvimento da Amazônia que combine com os três eixos do desenvolvimento sustentável, que é a economia, questão social e o meio ambiente. Não se pode tratar isoladamente esses três elementos”, explica.

Para o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Rubens Moraes, o evento é importante não apenas para a Amazônia, mas para o mundo. “Enfim chegou um tempo onde o modelo de desenvolvimento adotado desde o início da nossa colonização deve ser mudado, refletido e pensado. Os problemas e desafios impostos por esse modelo de desenvolvimento implementado no território nacional e sobretudo na Amazônia, nos mostraram que não é saudável para o povo e para o meio ambiente. Portanto, esse evento é um momento importante de reflexão e de debate sobre o nosso passado, presente e futuro”, diz.

image Rubens Moraes - Representante da OAB (Foto:Thiago Gomes | O Liberal)

Ainda de acordo com Rubens, o Pará é um estado caracterizado por grandes projetos, sobretudo de exploração mineral. As cidades mais afetadas por essa exploração, são as cidades do interior, onde existem os maiores níveis de insegurança, os maiores índices de ausência de saneamento básico e os maiores problemas sociais. “É essa contradição entre isso que chamam de desenvolvimento e a nossa realidade, é que a gente pretende discutir e rever. A OAB tem como compromisso a defesa do meio ambiente, a defesa dos direitos sociais e por isso que essa pauta é muito importante para a própria OAB”, declara.

image Conferência debate desenvolvimento da Amazônia em evento preparatório para a COP
Evento reunirá, nos dias 15 e 16, diversas autoridades, entre as quais o governador Helder Barbalho

image Cursos gratuitos: Sebrae oferece opções para Belém com foco na COP 30
A capacitação faz parte das ações de preparação para a Conferência da Partes que acontecerá na capital paraense em novembro de 2025

Temas 

Entre os temas a serem debatidos na conferência, estão a Amazônia e as mudanças climáticas, os modelos de desenvolvimento da Amazônia, as vozes da Amazônia, a realização da Conferência das Nações Unidas Sobre o Clima em Belém (COP 30), o sistema de justiça, a segurança pública e os direitos humanos na Amazônia. 

Nesta sexta-feira, foi realizada a palestra sobre “O MCTI e o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”, com Tanara Lauschner, subsecretária de Ciência e Tecnologia para a Amazônia do MCTI. E mesas de debates sobre a "A Amazônia e as Mudanças Climáticas, com coordenação de Marina Gadelha, presidente da Comissão de Mudanças Climáticas da OAB, e "Modelos de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, com coordenação de Ima Vieira, pesquisadora do Museu Emílio Goeldi.

A Secretária do Fórum Municipal sobre Mudanças Climáticas, Marinor Brito, ratificou a importância da conferência para a Amazônia como um todo. “Nós estamos vivendo um momento muito importante para a nossa Região, para o Brasil, especialmente para a Amazônia, porque estamos passando por uma emergência climática grave no mundo e temos aqui na Amazônia ainda, um potencial de resistência muito grande. Seja do ponto de vista das florestas, seja do ponto de vista da biodiversidade, da resistência cultural, indígena, quilombola, ribeirinhos, extrativistas, que se movem ao longo dos anos para tentar impedir que os direitos da natureza sejam saqueados e que a violação dos direitos das mulheres, das periferias, das camponesas, das pessoas que habitam esse território imenso da Amazônia”, enfatiza.

image Marinor Brito - Secretária do Fórum Municipal sobre Mudanças Climáticas (Foto: Thiago Gomes | O Liberal)

Marinor ainda explica que o evento é a soma de um esforço que vem sendo realizado para a COP 30. “É um ciclo de reavaliações do acordo de Paris, que completa 10 anos. E a gente toda vez que senta para debater amplia com mais entidades e grupamentos sociais, isso se funde com essa necessidade de que precisamos estar unidos para poder garantir que a voz da Amazônia esteja nessa COP 30”, finaliza.

Veja a programação deste sábado (16)

9h - Conferência – O Ministério do Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia - Edel Moraes – Secretário Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais

11h - Vozes da Amazônia e COP 30

Coordenação da mesa – Nilson Gabas Júnior – Diretor do Museu Paraense Emílio Goeldi

Professor Eron Bezerra – Diretor do Centro de Ciências do Ambiente da UFAM

Puyr Tembé - Secretária dos Povos dos Povos Indígenas

Professora Zélia Amador – UFPA

Jorge Panzera – Presidente da Imprensa Oficial do Para

Sérgio Frazão e Silva – Comitê da COP

14h - Show Prefeitura (Grupo Folclórico da Amazônia)

15h - Sistema de Justiça na Amazônia

Coordenação da mesa: Dra. Julianny Geraldo

Dr. Joao Batista – Coordenador Estadual da ADJC, Conselheiro da OAB Pará

Dr. Jonatas Andrade – Juiz do Trabalho e convocado do CNJ

17h - Segurança Pública e Direitos Humanos na Amazônia

Coordenação da mesa: Cleber Rezende – Presidente da CTB Para – advogado – Conselheiro OAB PA

Professora Ana Maria Magalhães – Coordenadora do Grupo de Combate ao Crime Organizado –MPPA

Ualame Machado – Secretário de Segurança Pública

Dr. Mário Hesketh – Conselheiro da OAB-PA

19h: Coffee break

20h: Assembleia – aprovação da Carta da ADJC sobre a Amazônia

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM