CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Como fazer recarga gratuita de gás de cozinha em Belém? Confira quem tem direito e como solicitar

Benefício do programa Gás do Povo começou a valer nesta segunda-feira (24) para famílias inscritas no CadÚnico

Hannah Franco
fonte

Famílias de Belém em situação de vulnerabilidade social começaram, nesta segunda-feira (24), a ter acesso à recarga gratuita de gás de cozinha por meio do programa Gás do Povo, do Governo Federal. A iniciativa marca a transição do antigo benefício em dinheiro para um modelo de entrega direta do botijão de 13 kg, que agora deve ser retirado em revendas credenciadas.

A expectativa do governo é que cerca de um milhão de famílias sejam atendidas nesta primeira etapa, que contempla, além de Belém, cidades como Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Teresina.

VEJA MAIS

image Belém integra primeira fase do 'Gás do Povo' com gás gratuito a famílias
Programa estreia em 10 capitais e deve beneficiar 15 milhões de lares até 2026

image Limite de pagamento da 1ª parcela do 13º salário cai no dia da Black Friday
Benefício trabalhista tem data limite antecipada para o dia 28 de novembro, mesma ocasião em que o varejo espera aquecer as vendas

Como fazer a recarga gratuita de gás em Belém?

Para ter direito ao benefício, a família precisa atender aos seguintes requisitos:

  • Estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico);
  • Ter renda per capita de até meio salário-mínimo;
  • Estar com o cadastro atualizado há pelo menos 24 meses;
  • Famílias que recebem Bolsa Família têm prioridade no atendimento.
  • Segundo o governo, o novo formato aumenta a rastreabilidade, segurança e eficiência na entrega do GLP 13 kg.

Onde retirar o botijão?

A recarga gratuita deve ser feita diretamente nas revendas credenciadas mais próximas da residência do beneficiário, sem intermediários.

Como comprovar o direito ao benefício?

O governo disponibilizou quatro formas de autorização para a retirada do gás:

  • Cartão bancário do Bolsa Família
  • Cartão de débito da Caixa (para quem não possui smartphone)
  • CPF do beneficiário + código de validação enviado por SMS diretamente para o celular
  • Código gerado pelo aplicativo Gás do Povo (a partir de fevereiro de 2026)
  • Na revenda, basta apresentar um dos meios de validação para liberar a recarga do botijão.

O processo é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e pelo Ministério de Minas e Energia (MME). A execução operacional é feita pela Caixa Econômica Federal e pela DataPrev.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM