Cirurgia bariátrica requer cuidados no pós-cirúrgico, afirma médico

Em uma das técnicas realizadas durante o procedimento, a absorção de ferro e vitamina B12 pode ser prejudicadas, ocasionando, em algumas situações, a anemia

Camila Azevedo

Os dias seguidos após a cirurgia bariátrica são de intenso cuidado sob a supervisão de um equipe multiprofissional que observa questões como os riscos de trombose, embolias, recuperação física e motora. Uma das técnicas utilizadas no procedimento é chamada de Bypass Gástrico - ou gastroplastia -, consistindo em um desvio no intestino. Dessa forma, o alimento não passa pelo duodeno, o que possibilita uma diminuição na absorção de ferro e vitamina B12. 

Não é a regra, mas pode acontecer de o paciente desenvolver uma anemia. O cirurgião bariátrico Marcelo Magalhães explica que “se o paciente tiver uma restrição alimentar depois da cirurgia, ou não conseguir se adaptar, no ponto de vista nutricional, ele pode, em virtude do desvio, ter uma possibilidade de diminuição desses dois nutrientes. 95% dos pacientes não apresentam isso, mas aquele que é um pouco mais desregrado em relação ao álcool, frituras e etc, podem ter distúrbios que agravam a doença”, finaliza o doutor.

Programa Obesidade Zero é alternativa dentro do sistema público

A Sespa realiza cirurgias bariátricas gratuitas para a população com IMC maior que 35 kg/m², desde que obedeçam aos demais critérios. Os pacientes precisam ser maiores de 18 anos. Em nota, a pasta informou que “os pacientes são atendidos por uma equipe multidisciplinar, onde serão avaliados se estão aptos ou não para fazer a cirurgia. Caso sejam elegíveis, a cirurgia bariátrica poderá ocorrer em até dois anos, conforme prazo preconizado pelo Ministério da Saúde, já que o tratamento inclui também o atendimento multiprofissional pré e pós-cirurgia.

Técnicas usadas na cirurgia bariátrica: 

Gastrectomia vertical - reduz o estômago, retirando cerca de ⅔ dele
Bypass ou gastroplastia - diminuição do estômago com um desvio do interstício, causando restrição e disabsorção;
Scopinaro - restrição e desabsorção. Sendo que a preferência dessa técnica seria pela desabsorção, o paciente perde mais nutrientes do que nas outras duas citadas.

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM