CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Cidadão com deficiência necessita de cuidados

Ministério e atletas da All-Star Rodas divulgam mensagens sobre ações preventivas

Redação Integrada

A confirmação dos primeiros casos do novo coronavírus no Pará trouxe não apenas a preocupação aos cidadãos no Estado de que é preciso seguir, de fato, as recomendações dos órgãos de Saúde, mas, sobretudo, indicou que cada pessoa necessita ser solidária com outra na prevenção e combate à covid-19, em especial com as pessoas com deficiência. Com esses cidadãos, em qualquer faixa etária, há necessidade de cuidados específicos, até porque já têm de superar preconceitos e outros obstáculos no dia a dia.

Entre as ações nesse sentido, merecem destaque a campanha do Governo Federal indicando os cuidados que pessoas com deficiência e familiares devem adotar para se prevenir do coronavírus e, também, a iniciativa dos atletas e participantes do All Star Rodas, em Belém, de gravar um vídeo convocando a população a se guardar da covid-19.

“Todos nós sabemos que o mundo está passando por uma grande mudança neste momento por conta do coronavírus. Então, a família do All Star, juntamente com toda a comunidade do esporte, com toda a humanidade, se solidariza e pede para todo mundo: Fique em casa. Evitem aglomerações, evitem contato com outras pessoa; este é o momento de a gente cuidar, principalmente, das pessoas que construíram a história do nosso País, do nosso mundo, que são os mais idosos. Vamos ter cuidado com eles também. Assim como as pessoas com deficiência, vamos ficar em casa, vamos cuidar”, dizem os atletas.

O clube All Star Rodas funciona há 20 anos e congrega 80 pessoas, entre 60 atletas de alto rendimento e 20 participantes. Pela agremiação, nas duas décadas de atuação, já passaram cerca de 400 pessoas, como destaca o treinador Wilson Caju, técnico da Seleção Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas Feminina.

“Este é momento que, talvez, seja uma grande oportunidade de a gente ficar mais próximo da nossa família, de um cuidar do outro. Assim como dentro do esporte cada um cuida do seu companheiro. Assim, a Família All Star Rodas, juntamente com todo o povo paraense, pede: “Fique em casa. Juntos, nós vamos conseguir vencer esse vírus, para isso a gente precisa seguir as orientações do Ministério da Saúde. Com a prevenção, somos mais fortes”, é a mensagem no vídeo do All Star Rodas, que suspendeu suas atividades na última quinta-feira.

RECOMENDAÇÕES

Para orientar pessoas com deficiência e familiares na prevenção à Covid-19, o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde e o Direitos Humanos do Brasil, acaba de divulgar vídeo com recomendações específicas. No vídeo, com secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscilla Gaspar, é orientado que, por exemplo, os cadeirantes colocam a mão no aro, e aí é imprescindível se fazer a higienização desse instrumento.

Órteses, próteses, bengalas, andadores e muletas precisam ser higienizados. As pessoas surdas, ao se comunicarem por meio da Língua Nacional de Sinais (Libras), tocam com mãos no rosto. E, aí, precisam higienizar as mãos. Ao tossir, os cidadãos devem usar o braço para não disseminar gotículas no ar. Quem utiliza papel, ao espirrar, deve jogá-lo no lixo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM