Três pontos receberão obras de macrodrenagem para diminuir alagamentos em Belém

Trinta pontos críticos identificados no início da atual gestão, metade já teve os problemas amenizados

Fabyo Cruz / O Liberal
fonte

No chamado "inverno amazônico", as chuvas tornam-se mais intensas na região Norte do Brasil, sobretudo durante o período compreendido entre dezembro a maio do ano seguinte. Em Belém, algumas vias ainda sofrem com alagamentos provocados pelo fenômeno meteorológico. Por conta disso, a prefeitura de Belém estabeleu uma lista de prioridades para atender os lugares mais afetados.

VEJA MAIS

image Entenda porque o trânsito de Belém fica caótico quando chove
Confira dicas para trafegar com segurança quando a chuva forte começa na Grande Belém e como evitar acidentes graves

image Inverno amazônico traz aumento de chuvas e requer cuidados com a saúde
Com a mudança do clima, sintomas gripais são mais frequentes e demandam precaução para melhorar a imunidade

A princípio serão realizadas obras de macrodrenagem nas seguintes áreas: da avenida Bernardo Sayão com a avenida José Bonifácio; rua dos Mundurucus com a avenida Alcindo Cacela, outro ponto histórico de alagamento; e da Pariquis para eliminar o ponto crítico da esquina da Dr. Moraes.

A secretária municipal de Saneamento, Ivanise Gasparim, diz que os trabalhos precisam ser feitos a exemplo da Bacia da Estrada Nova, que a prefeitura já está retornando no bairro do Jurunas.

“Essas obras de macrodrenagem é que vão realmente enfrentar esses problemas de alagamento. Mas se pode citar por exemplo, as passagens Camapu e a Helena Dias, no bairro do Jurunas, que estavam totalmente alagadas. Eram pontos críticos que os moradores reclamavam muito e que não estão mais alagando”, exemplificou a titular da Sesan. 

Outros lugares citados por Ivanise Gasparim foram a Bacia do Marco, na área da travessa Vileta, na baixada do Marco, que também não está mais alagando. Na área da travessa Pariquis com a rua Dr. Moraes, o problema foi reduzido. “Todas essas áreas que a Sesan tem feito limpeza permanente não têm mais ido para o fundo porque todos esses transtornos foram amenizados com as limpezas e dragagens dos canais”, afirmou a secretária.

image Moradores adotam estratégias para diminuir transtornos causados pelos alagamentos
Uma das alternativas é elevar o nível das casas, principalmente no inverno amazônico

A titular da Sesan informou que foram investidos, em 2021, mais de R$ 20 milhões de reais para fazer a dragagem dos 65 canais de Belém, que há muitos anos não eram feitos, a partir de em convênio com o governo estadual. O projeto reiniciou em novembro do ano passado e continua durante o inverno amazônico. 

Ivanise Gasparim comenta que a meta da prefeitura é fazer investimento para diminuir o impacto do alagamento em áreas alagadas, como por exemplo, a Doca do Ver-o-peso, de onde foram retiradas 10 mil toneladas de lixo, acumulada há cem anos. “Só no Centro de Belém eram mais de 30 áreas críticas de alagamento no início da gestão e depois dessas limpezas, muitas dessas áreas não estão alagando mais ou alagam muito menos”, afirmou.

Sobre as áreas que deixaram de passar por esse problema, a secretária diz que não há números exatos, mas estima pelo menos 15 ruas da área central, antes consideradas como pontos críticos de alagamentos, mudaram após as intervenções de limpeza e dragagem dos canais, realizadas pela Sesan, que continuam com a Operação Inverno ainda em andamento. 

Em relação aos outros pontos críticos fora do centro, Ivanise Gasparim cita a Quinta Linha do Tenoné, a Rua Mururé no Tapanã, e diz que: “ambas estão passando por obras de drenagem que vão reduzir a incidência de alagamentos. Outro ponto fora do centro é em Icoaraci, onde a prefeitura está com ações de desobstrução de bueiros e hidrojatos e recuperação de vias para diminuir os impactos das chuvas”

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM