CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Cemitério do Tapanã tem serviço precário de sepultamento, diz sindicato das funerárias

Denunciantes querem reorganização da necrópole para melhor atendimento à população

O Liberal
fonte

O Cemitério do Tapanã, em funcionamento no Distrito de Icoaraci, não vem funcionando a contento no sentido de atender aos cidadãos com relação serviços funerários: falta gente para o serviço de sepultamento de pessoas falecidas. A denúncia é feita pelo Ronaldo Borges, presidente do Sindicato das Empresas do Segmento Funerário do Estado do Pará (Sindef-PA).

"Desde 2021, o Cemitério do Tapanã vem protelando os sepultamentos diários, dizendo não ter disponibilidade de vagas nos horários, devido à falta de funcionários, pois o serviço é manual. Com isso, as famílias, principalmente as mais carentes e humildes, têm que fazer o sepultamento até 48 a 72 horas após o dia de falecimento, ocasionando, além da humilhação, desgastes emocionais. Tem também o problema dos feriados, sábados e domingos, que só fazem sepultamentos até às 12:00", destaca Ronaldo.

VEJA MAIS

image Cemitério do Tapanã: Bombeiros apagam incêndio após sepultamento com fogos de artifício; entenda
Em nota, a Agência Distrital de Icoaraci (Adic) disse que nenhuma sepultura foi atingida pelas chamas

image 'Ladrão do cemitério' é preso após roubar celular em Santarém
Segundo testemunhas, José Paulo da Silva Santos, de 21 anos, costuma agir sempre da mesma forma. Ele fica no interior do cemitério, aguardando alguma vítima passar para entrar em ação

Agendamento

Ele enfatiza que também o problema do agendamento "que é realmente uma verdadeira prova de incompetência e desrespeito ao povo belenense".

"Devemos também mencionar a burocracia de se agendar o sepultamento no Tapanã, pois temos de ir no cemitério, depois na agência distrital em Icoaraci (10,500 metros de ida e mais 11,200 metros de volta) para pegar uma guia de recolhimento, depois ir pagar em um banco ou lotérica, tirar uma cópia para eles, e voltar para o Cemitério Tapanã para mostrar e deixar uma cópia do pagamento da taxa de sepultamento, para aí, sim, ficar agendado o sepultamento "no dia em que mais convier para a administração pública municipal" ", relata o denunciante.

Espera

Em 26 de agosto deste ano de 2022, uma senhora foi até o Cemitério do Tapanã e descobriu nessa necrópole que não havia como enterrar o corpo do ente familiar. "Não tinha coveiro, vaga e tinha que esperar por dois dias para sepultar, mas graças a uma amiga minha que conseguiu intervir na situação nós conseguimos fazer o sepultamento", conta a mulher que prefere não se identificar.

Ela relatou que agora no começo de dezembro retornou ao Cemitério do Tapanã e constatou ossos expostos, mau cheiro, mato alto e também lixo, em um quadro desolador para uma necrópole.

A Reportagem Integrada de O Liberal aguarda por um posicionamento da Prefeitura de Belém acerca do assunto.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM