CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Círio de Nossa Senhora do Ó reúne 25 mil pessoas em Mosqueiro

Círio saiu por volta das 8h da Capela Sagrado Coração de Jesus na orla em direção a Igreja Matriz

Vito Gemaque
fonte

A 150° edição do Círio de Nossa Senhora do Ó, da Ilha de Mosqueiro, foi realizada nesta manhã de domingo, dia 9, reunindo aproximadamente 25 mil pessoas, segundo estimativa da organização e da Polícia Militar. Neste ano o tema do Círio foi “Com Maria, conquistando almas para Cristo”.

Veja galeria de imagens da procissão que percorreu as ruas da Bucólica

A procissão saiu um pouco depois das 8h da Capela Sagrado Coração de Jesus, na avenida 16 de Novembro, em direção a igreja matriz de Nossa Senhora do Ó, localizada na Vila. Antes da procissão, uma missa foi presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém Dom Irineu Roman.

Na homilia o bispo destacou a importância da oração em família. "A minha mensagem principal na celebração foi lembrar a importância da devoção de Nossa Senhora e a importância da oração em família, que as pessoas precisam voltar a fazer mais, assim como Maria fez. Ela experimentou a presença de Deus em sua vida desde quando recebeu a visita do anjo Gabriel", afirmou. Ele ainda relembrou os valores de dignidade e o vigor da espiritualidade que Maria ensina.

TRADIÇÃO

Para o pároco padre Cristóvão Freitas, mesmo com 150 anos o tradicional Círio de Mosqueiro parece ser o primeiro pela devoção do povo. "Para mim, é uma experiência bonita mais por ser 150 anos de amor e comunhão à Nossa Senhora, é como se fosse a primeira vez e a alegria de algo novo. Poderiam falar que é algo já velho e ultrapassado, mas o sentimento é de algo novo que leva este ideal e leva a figura de Maria como se fosse a primeira vez que estivéssemos aqui" destacou.

A doméstica Sueli Lima belo, de 33 anos, acompanhava com toda a família o cortejo. Cada membro da família acompanhava o Círio com uma tarefa para demonstrar a própria devoção. Enquanto ela estava junto com a filha caçula Maria Clara, de seis anos, no carro dos anjos, a filha mais velha seguia com os coroinhas, e o esposo na corda. "É muita emoção e muita fé por estar todo mundo reunido. Graças a Deus, todo mundo está aqui. O Círio é uma família", falou.

Durante o trajeto foram feitas muitas homenagens com a queima de fogos de artifício, bandas, sirenes e papel picado, além do tradicional tapete de serragem com imagens religiosas nos primeiros quilômetros da avenida 16 de Novembro. A expectativa este ano é que o Círio de Nossa Senhora do Ó chegue a igreja matriz por volta das 11h30. Uma missa será celebrada na chegada para atender principalmente os  idosos e outras pessoas que não puderam acompanhar o Círio ou a celebração do início.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM