BRT da avenida Júlio César deve facilitar acesso ao aeroporto de Belém e melhorar mobilidade urbana

Obras do novo BRT, visitadas pelo ministro Jader Filho, devem ampliar a mobilidade no trajeto de entrada e saída da capital pelo aeroporto

Andréia Santana | Especial para O Liberal
fonte

O Aeroporto Internacional de Belém terá em breve uma nova ligação ao transporte público com a construção do BRT da avenida Júlio César. O corredor terá uma estação no terminal aéreo e será integrado ao BRT da avenida Almirante Barroso, segundo anúncio feito nesta segunda-feira (1º) pelo ministro das Cidades, Jader Filho.

De acordo com o ministro, a obra será dividida em duas etapas. A primeira fase será concluída antes da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP) e inclui entrega do terminal de passageiros do BRT do aeroporto e outras intervenções viárias.

A segunda etapa prevê a conclusão total do sistema, com previsão de entrega em fevereiro de 2026, e inclui a integração plena com a avenida Almirante Barroso.

Primeira etapa: terminal do aeroporto e drenagem

Na fase inicial serão finalizados o terminal de passageiros do BRT no aeroporto, a rotatória que liga à avenida Paulo Frota e obras para resolver os alagamentos no igarapé Água Cristal, na área de Val-de-Cans.

VEJA MAIS

image Bonito receberá 60 novas moradias do MCMV; notícia foi anunciada pelo ministro das cidades
Mais da metade das casas será destinada às famílias da zona rural do município


image Pará lidera acesso ao microcrédito rural da Caixa no Brasil
Entre dezembro de 2024 e julho de 2025, estado concentrou 53% dos recursos do Pronaf B, segundo o ministro Jader Filho

“A obra vai ser dividida em duas etapas. Na primeira, vamos resolver o problema do alagamento que acontecia no igarapé Água Cristal, aqui na área de Val-de-Cans. Nós temos o terminal de passageiros para o BRT do aeroporto, que está pronto, a rotatória que liga à avenida Paulo Frota, toda essa primeira etapa que vai ser feita antes da COP”, explicou o ministro.

Segunda etapa e obras de estrutura

A etapa final contempla a colocação de piso rígido para a circulação dos ônibus do BRT e a duplicação do elevado Daniel Berg. Segundo o ministro, essas intervenções permitirão a conexão direta entre o BRT da Júlio César e o corredor da Almirante Barroso, facilitando o deslocamento de quem entra e sai da capital pelo aeroporto.

“A segunda etapa vai ser colocar o piso rígido para o BRT poder passar e a duplicação do elevado Daniel Berg. Essa é uma obra em parceria com a Prefeitura de Belém, para que a gente possa resolver o problema da mobilidade, e os nossos turistas, quando chegarem, poderão utilizar o sistema para se conectarem com o BRT da Almirante Barroso. Com isso a gente resolve o problema da mobilidade e do alagamento dessa região da Júlio César”, completou.

imageMinistro das Cidades, Jader Filho, visitou obras do BRT da avenida Júlio César (Carmem Helena / O Liberal)

Conexões viárias e legado para a cidade

Além da integração com a Almirante Barroso, o projeto prevê uma ligação estratégica à avenida Marinha por meio de uma rotatória em construção. O governo estadual executa parte dessas obras, segundo o minitro.

“A conexão importante que acontece na rotatória que vai vincular diretamente com a avenida da Marinha está sendo feita pelo governo do estado. Então, assim, conectamos todo o sistema do transporte público, que está sendo feito para a COP, mas vai ficar de legado para a cidade”, disse.

Investimento e passarela de acesso

A obra, realizada em parceria com a Prefeitura de Belém, tem investimento de R$ 185 milhões do governo federal. O projeto também prevê a construção de uma passarela coberta para ligar diretamente o aeroporto ao terminal do BRT e melhorar o acesso dos passageiros ao sistema de transporte público.

“A Prefeitura já está em contato com a concessionária que administra o aeroporto para viabilizar a passarela, melhorando o acesso de turistas e da população ao transporte público”, afirmou o ministro.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM