CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Belém suspende aulas presenciais nas escolas municipais; entenda os detalhes

Ano letivo começa no dia 24 de janeiro. Sintepp aponta que 75 escolas estão com casos confirmados de covid-19 entre técnicos e professores.

O Liberal

As aulas da rede municipal de educação de Belém serão retomadas, no próximo dia 24, apenas de forma remota. A Secretaria Municipal de Educação (Semec) foi sensível ao pleito do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará Seção Belém (Sintepp Belém) e ao cenário atual da pandemia de covid-19 na capital. A entidade sindical aponta que 75 escolas estão com casos positivos para covid-19 entre técnicos e professores.

VEJA MAIS

image Sindicato dos profissionais da educação pede suspensão das aulas presenciais em Belém
A representação dos educadores protocolou o pedido na manhã desta quinta-feira (20)

image Pais de alunos pedem suspensão de aulas presenciais após três jovens testarem positivo para covid-19
Os responsáveis afirmam que a direção da da Escola São Vicente de Paula, no bairro do Telégrafo, em Belém, foi informada sobre a situação, porém as atividades educacionais seguem normalmente

O retorno, segundo a circular da Semec, começará a partir do dia 31 de janeiro,de forma gradual e acompanhando o cenário epidemiológico. Inicialmente, até o dia 21 de fevereiro, as aulas presenciais devem ser totalmente retomadas nas escolas do município de Belém.

As primeiras semanas de aulas devem ser destinadas a acolhimento dos alunos e explicação da situação atual. O ofício da Semec também menciona a necessidade de seguir a imunização de crianças de 5 a 11 anos.

Algo que consta no ofício, porém, sem confirmação ainda da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) e da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) é que o atual cenário da pandemia na capital seria causado pela variante Ômicron do coronavírus causador da covid-19. Em nota, o órgão estadual reiterou que não há registros de variante Ômicron no Pará.

Seduc

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou que o ano letivo de 2021 está programado para encerrar no próximo dia 18 de fevereiro. A secretaria garantiu que faz o monitoramento de casos de covid-19 que envolvem alunos e servidores que compõem as unidades escolares. "O comitê científico analisa caso a caso junto à Sespa. O órgão também reforçou as medidas de prevenção contra o vírus dentro das escolas e, quando necessário, realiza a sanitização completa da unidade escolar", afirmou a secretaria.

Escolas particulares

O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Pará (Sinepe) informou que não há previsão de mudanças no período letivo. “Desde março de 2020, as instituições de ensino particular adequaram seus espaços físicos para receber alunos, professores e servidores com segurança, atendendo todos os protocolos sanitários que continuam em vigor e que serão mantidos obedecendo as determinações publicadas em decretos do Governo do Estado”, afirmou o sindicato por meio de nota.

Ainda segundo o Sinepe, atualmente, quase a totalidade de professores e servidores dos estabelecimentos particulares já está imunizada. “O Sinepe incentiva a vacinação infantil para que todos possam voltar às aulas com tranquilidade e segurança”, finaliza o comunicado.

Professores

O coordenador-geral do Sindicato dos Professores da Rede Privada de Ensino do Estado do Pará (Sinpro), Marcelo Santos, afirmou que a preocupação com o cenário atual é enorme e que “em princípio, estamos focados na fiscalização e aperfeiçoamento dos protocolos de biossegurança, já colocados em prática. Não sendo suficiente para a contenção, então iremos buscar outras medidas para ajudar na contenção e combate à covid19, entre elas certamente a docência em home office”, defendeu.

“Temos que pensar em mediadas que visem preservação da integridade dos professores. Se as autoridades sanitaristas compreenderem ser necessário uma ação mais drástica para conter o avanço, certamente vamos reunir com o Sinepe para, em conjunto, encontrar uma solução”, disse.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM