Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Belém se projeta no circuito de cidades sustentáveis em conferência mundial

Diversas ações com as secretarias de Saneamento e Meio Ambiente projetam Belém em um cenário de sustentabilidade para o futuro

O Liberal

Durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança no Clima (COP-26), em Glasgow, na Escócia, um dos maiores eventos sobre as pautas climáticas e ambientais do mundo, representantes da Prefeitura de Belém estiveram presentes para falar sobre o potencial que a cidade tem para ser sustentável sob muitos aspectos. Por estar situada na região amazônica e fazer parte da maior floresta tropical do mundo, a capital do Pará é um ponto estratégico para implementação de ideias de desenvolvimento, alinhadas com a natureza.

No evento, foi entregue uma carta produzida no Encontro dos Saberes da Amazônia e Mudanças Climáticas, realizado em outubro deste ano, que destaca a importância da Amazônia para o mundo. Com isso, Belém entra no circuito de cidades sustentáveis e fortalece a luta contra o desmatamento na região e defende os povos que nela vivem. Várias secretarias municipais estão envolvidas no projeto, entre as principais estão a de Saneamento (Sesan), Meio Ambiente (Semma) e o Programa de Macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova (Promaben).

Sesan realiza serviços de infraestrutura nos bairros Sideral e Cabanagem A iniciativa irá iniciar entre as avenidas Brasil e Ceará e terá duração de duas semanas

Para prevenir alagamentos, prefeitura inicia 'Operação Inverno' com dragagem no canal da Antônio Baena Segundo a Sesan, todos os 65 canais de Belém passarão por limpeza manual, resultando em cerca de 90 quilômetros de limpeza

Para auxiliar no acréscimo de espaços verdes, a Semma é a responsável pelas políticas de arborização, paisagismo na cidade e contribui de diversas maneiras. “A Semma participa de todos os fóruns relacionados ao meio ambiente e, atualmente, lidera o fórum das cidades da região metropolitana de Belém. Atualmente, o órgão encaminha questões relacionadas à arborização e proteção de áreas verdes. Além de tratar sobre o bem estar animal. Vários Parques Ambientais estão previstos para serem implantados, dentre várias ações”, explica o secretário da pasta, Sérgio Brazão, acerca das ações desenvolvidas pelo órgão na busca de uma cidade mais ecológica e sustentável.

O titular da secretaria ainda explica que um dos projetos mais ambiciosos da pasta é a iniciativa de arborizar a cidade e implantar Unidades de Conservação Ambiental. “Junto a esses projetos, a manutenção do Jardim Botânico, erradicação do transporte via tração animal, implantação do campo de recepção de equinos, e influenciar sobre o destino final dos resíduos sólidos de Belém”, complementa Brazão.

Com a criação das Unidades de Conservação, será garantida a preservação e a existência da vegetação em Belém. O órgão também explica que os projetos envolverão a ajuda popular. Nessas ações, visando a não agressão aos vegetais que serão plantados, a secretaria busca a conscientização ambiental de todos que fazem parte da cidade.

 

Evitar alagamentos é uma das prioridades de Saneamento Básico 

Um dos maiores problemas enfrentados por Belém e em muitas cidades brasileiras é a destinação e tratamento dos resíduos sólidos. Para esta demanda, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) está realizando diversas ações para solucionar a problemática e beneficiar os moradores. De acordo com a titular da Sesan, Ivanise Gasparim, prevenir alagamentos é uma das prioridades para que a cidade seja mais sustentável e ecologicamente correta.

“Para enfrentar esse problema, estamos iniciando neste mês a segunda limpeza dos principais canais da cidade de 2021, em áreas históricas que sofreram anos com o abandono. A Secretaria também mapeia as áreas com necessidades urgentes, para adequar ao seu orçamento e planejar a captação de recursos para iniciar obras estruturantes, que possam trazer qualidade de vida para a população de Belém”, explica. Cooperativas e associações, que atuam com apoio da prefeitura na coleta seletiva.

Belém será contemplada entre as mais de 400 cidades que terão pontos de coleta de resíduos eletrônicos. O acordo assinado pelo Ministério do Meio Ambiente visa atender o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que, por meio dele, serão implantados pontos de entrega de resíduos eletroeletrônicos em várias cidades do Brasil. A capital paraense é uma das que serão contempladas com pontos de entrega e irá aderir ao programa, estabelecendo a obrigatoriedade da logística reversa para esses resíduos.

 

Bacia da Estrada Nova

As obras do Programa de Macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova (Promaben) são consideradas as iniciativas mais ousadas da atual administração. De maneira direta e indireta, as obras devem beneficiar mais de 400 mil belenenses. O Promaben é oriundo de um contrato de empréstimo internacional entre a prefeitura e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O coordenador do programa, Rodrigo Rodrigues, explica que o objetivo principal é de melhorar as condições socioambientalistas da população, por meio de ações e obras de infraestrutura em saneamento básico, como esgotamento sanitário, drenagem urbana e, devido à necessidade de reassentamento de famílias, obras habitacionais. 

“Considerando que saneamento é saúde e qualidade de vida, e requer investimentos constantes para sua implementação e manutenção, o Promaben vem como ferramenta essencial à mudança do cenário triste da baixa cobertura de serviços de saneamento que a bacia da Estrada Nova se encontra”, frisa.

Quem será beneficiado pelas obras é o comerciante Altair Martins, de 50 anos, morador do bairro do Jurunas. Ele conta que é triste ver o descaso que foi tratado por anos o sistema de esgoto de Belém. “as obras, depois de entregues, vão ajudar no saneamento e mais mobilidade no bairro”, aponta. Com as obras da Bacia da Estrada Nova, ele diz ter esperanças de que toda essa realidade de descaso mude.

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM