CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Hospital Barros Barreto faz simulação de atendimento em casos suspeitos de coronavírus

Equipe do hospital encenou etapas de trabalho na manhã desta sexta-feira (28)

Redação Integrada
fonte

O Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) realizou na manhã desta sexta-feira (28) uma simulação de atendimento a um caso suspeito de coronavírus. O objetivo foi orientar a equipe da instituição, referência estadual para o atendimento do novo vírus, a respeito do manejo dos possíveis pacientes, além de identificar possíveis fragilidades no fluxo de atendimento, que vai desde a passagem da ambulância pela portaria até a internação em leito de isolamento.

O hospital trabalhou no treinamento de todos os funcionários que irão interagir com esse possível caso suspeito e com a equipe assistencial que o acompanhará, por isso a simulação iniciou com os funcionários da portaria, evitando riscos para estes. A segunda etapa do procedimento consistiu na entrada do paciente pela Unidade de Diagnóstico de Meningite (UDM), que é anexa ao prédio principal do Barros Barreto e impede que ele tenha contato com outros pacientes e funcionários da instituição.

Em seguida, a equipe de plantonistas direcionou o caso para isolamento, onde foram simulados exames iniciais e coleta de material pela Unidade de Laboratório de Análises Clínicas do Hospital. Em todos os momentos, foram simuladas situações que podem acontecer entre o período  que a pessoa chega até sua internação, por isso a equipe ensaiou orientações de etiqueta de tosse e de higienização das mãos tanto para o paciente quanto para o acompanhante.

“Temos que trabalhar com todas as possibilidades de contaminação. Desde o acompanhante que vem em contato com esse paciente, a vestimenta da equipe e descarte correto dos equipamentos de proteção individual, temos muitas situações que podem ser decisivas, por isso a simulação nos ajuda  a verificar essas fragilidades e corrigi-las”, afirma o infectologista Lourival Marsola, coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Barros Barreto.

Junto com mais 10 hospitais do Pará, o HUJBB faz parte do Plano Estadual de Contingência do Coronavírus elaborado pela Secretaria Estadual de Saúde (SESPA).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM