#if(!$m.request.preview.inPreviewMode)
CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
#end

Assunção de Nossa Senhora: saiba mais sobre a data da santificação de Maria

Em países europeus, a festa lembra a beleza moral da Mãe de Jesus e o "Sim Perene" da mulher que gerou o messias cristão

Eduardo Rocha
fonte

O Dia da Assunção de Nossa Senhora, neste domingo (15), lembra quando a Mãe de Jesus foi elevada ao Céu ao deixar o corpo físico. Serve para reflexão acerca do sentido dado por cada pessoa à própria vida. No caso de Maria, o sentido foi o chamado "Sim Perene" ao projeto do Deus do cristianismo: receber Jesus Cristo na Terra, como salvador da humanidade e ampará-lo na missão redentora. No Brasil, quando 15 de agosto não recai em um domingo a festa é celebrada no domingo que segue, a fim de um maior quantidade de fiéis participarem da solenidade.

A análise é do padre Wagner Maria, pároco do Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no bairro da Pedreira, da Arquidiocese de Belém. Por isso, explica o sacerdote, Maria teve esse merecimento e ser elevada ao Alto. No mundo inteiro, em 15 de agosto, a Igreja Católica festeja essa passagem da vida de Maria como referência aos cristãos. Segundo a tradição popular e a tradição da Igreja Ortodoxa, em alguns lugares se celebra a Dormição ou Dormício de Maria (passagem para a outra vida).

A festa que a Igreja celebra nesta data, como relata padre Wagner, dá-se a partir da promulgação do Dogma pelo papa Pio XII, em 1950, por meio de uma Constituição Apostólica "Munificentissimus Deus" (1° de novembro de 1950). Em português brasileiro, "A Imaculada Mãe de Deus, a Sempre Virgem Maria", que, terminado o curso da sua vida terrestre, foi elevada em corpo e alma à glória celestial.

Essa Constituição proclama o Dogma de Assunção de Maria. "O Dogma é uma verdade de fé revelada, a qual nós não podemos deixar passar. É uma verdade de fé professada e acreditada por todos, já de modo explícito na Sagrada Escritura. Porém em alguns momentos históricos a Igreja precisou definir os chamados Dogmas. Muitas vezes entendido de modo errôneo, o Dogma quer assegurar aquela verdade à qual um cristão católico não pode, em momento algum, renunciar, porque faz parte do conteúdo da fé", ressalta o padre.

Em países europeus, comemora-se, também no dia 15 de agosto, a Festa da Beleza, em que se exalta não apenas a alma, mas o corpo de Maria elevado ao céu, a beleza, porque "o corpo de Maria é revestido de uma beleza agora triunfante, gloriosa, portanto celebramos hoje a beleza; beleza que não é simplesmente o porte físico, os padrões de beleza ditados pela sociedade ou às vezes até pela mídia, mas beleza enquanto cuidado do nosso próprio corpo, que, segundo a Teologia Paulina, é templo vivo do Espírito Santo, da Santíssima Trindade". frisa padre Wagner.

image Maria ascendeu como a Santa Mãe de Deus e se deixou um legado de fé aos cristãos (Igor Mota / Arquivo O Liberal)

Maria teve uma vida preparada para gerar Cristo

Maria foi gerada e preparada por Deus para ser a Mãe do Salvador, a Mãe do Verbo Encarnado, e não deveria ter o mesmo fim de todos os outros fiéis. "Portanto, os primeiros cristãos já celebravam a Dormício de Maria; Maria que é levada pelo próprio Filho ao Céu, à glória celeste. Ela, que não poderia estar em outro lugar, a não ser ao lado do Filho. Então, a Assunção de Maria é justamente essa elevação de Maria dada pelo próprio Filho de corpo e alma ao Céu", pontua o padre.

Esse processo se dá em função do Cristo, porque Maria foi preservada do pecado original, é levada aos céus e desfruta de uma alegria primeira que todos os cristãos, como "prefiguração daqueles que creem e servem ao Filho Jesus; também nós cremos, essa é a fé da Igreja também, é a que vem no sentido do Dogma, que nós também nos preparemos para um dia cantar as glórias de Deus na eternidade junto com Maria já elevada de corpo e alma ao céu".

Padre Wagner destaca que a própria vida de Nossa Senhora constitui-se no grande legado de Maria à humanidade, dada a entrega dela à bondade de Deus. "Um "Sim" que é perene; Maria diz o seu "Sim" a Deus, no momento da Anunciação, e Maria permanece fiel até o fim". "São João, quando relata a Paixão de Nosso Senhor, ele diz que todos os discípulos tinham saído de perto, e estava junto à cruz de Jesus Maria, sua mãe. Estava de pé. Então, Maria nos mostra que o seu "Sim" vai não apenas naqueles momentos de gozo e de alegria, mas também nos momentos da Cruz, sobretudo; ela confia imensamente, unicamente na Providência Divina. Ela nos indica que somos chamados a percorrer um caminho de fé", finaliza.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM