CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Arquidiocese lança Jornada Mundial dos Pobres

Itinerário formativo em Belém começa na sexta (13)

Eduardo Rocha

Em preparação à 3ª Jornada Mundial dos Pobres, a ocorrer em novembro, com o tema “A esperança dos pobres jamais se frustrará” (Sl 9, 19), a Arquidiocese de Belém, por meio da Cáritas Belém, promove o itinerário formativo na capital paraense, de 13 a 15 deste mês, relacionado ao evento. O lançamento dessa ação será nesta sexta-feira (13), às 18 horas, na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. Na ocasião, o arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, presidirá missa,  a ser concelebrada pelo bispo auxiliar dom Antônio de Assis Ribeiro e sacerdotes.

Logo após a missa, será realizada  uma mesa-redonda aberta à sociedade acerca da temática da Jornada Mundial dos Pobres. O evento terá alguns pronunciamentos, como a do próprio dom Alberto Taveira Corrêa, enfocando “O Sentido do Dia Mundial dos Pobres”; de Karla Tancredi, sobre “Dignidade Humana Ferida”; do bispo auxiliar dom Antônio de Assis sobre“Jesus Cristo e os Pobres”; do cônego Valdin Silva, acerca de “A Arquidiocese de Belém e os Pobres”; de André Ribeiro, abordando “A necessidade da ação conjunta como resposta da sociedade”. Ao final, haverá interação com os expositores.

Já no sábado (14), as oito Regiões Episcopais também participam dos debates sobre a Jornada. Cada Região vai escolher uma paróquia para a realização do evento. Com isso, no domingo (15), após a missa das 7 horas, a igreja responsável é convidada a promover o diálogo com a comunidade do entorno, visando divulgar e conscientizar sobre o Dia e a realização da Jornada Mundial dos Pobres, na Arquidiocese de Belém.

De 15 de setembro a 16 de novembro, a Arquidiocese de Belém realizará uma série de eventos referentes à Jornada. A culminância das ações ocorrerá em 17 de novembro, Dia Mundial dos Pobres.

De acordo com o diácono Raimundo Nonato, presidente da Cáritas Belém e membro da comissão organizadora do evento, esse processo faz parte da formação sobre a dimensão da pobreza. “Todas pastorais vão trabalhar em conjunto, como por exemplo, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral Familiar, Encontro de Casais com Cristo, Renovação Carismática com Cristo, Terço dos Homens e demais pastorais e religiosos vão debater a temática da Jornada”, ressaltou.

Jornada 

Na conclusão do Ano Santo da Misericórdia, em 2016, o Papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Pobres, um tempo dedicado a chamar todos os cristãos a ajudar os mais pobres e a compreender a dimensão da pobreza. A mensagem do Papa Francisco, para a terceira edição da Jornada, expõe situações vividas recentemente, que incluem, crianças e idosos, obrigadas a deixar a sua cidade ou país em busca de melhores condições de vida.

De acordo com a Cáritas a vivência da Jornada Mundial dos Pobres visa provocar mudança de mentalidades para proporcionar evidente o anúncio do Reino de Deus aos mais necessitados. Neste sentido, a Arquidiocese de Belém promove, no período de dois meses, ações formativas nos territórios paroquiais. 

Sobre o início das atividades em preparação da Jornada, dom Alberto Taveira Correia, descreve a relevância do evento: “Nossa Igreja de Belém quer celebrar o Terceiro Dia Mundial dos Pobres com respeito profundo

pelo Senhor, que está presente especialmente nos mais sofredores e excluídos da Sociedade. O Senhor Jesus nos conceda a graça de ir ao encontro, de forma inteligente e amorosa, de todas as mais candentes situações sociais de carência existentes no meio de nós”.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM