Área no Tapanã será usada para sepultamentos de vítimas do novo coronavírus

Prefeitura de Belém está estruturando espaço para enterro de vítimas carentes, disse Zenaldo Coutinho

João Paulo Jussara

A Prefeitura de Belém está estruturando uma nova área no bairro do Tapanã para expandir a capacidade de sepultamentos de vítimas da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A informação foi divulgada pelo prefeito Zenaldo Coutinho durante transmissão ao vivo realizada na tarde desta quarta-feira (08), pelas redes sociais. Técnicos da Secretaria de Urbanismo (Seurb) estão fazendo a análise do espaço, mas o prazo para que o estudo seja concluído ainda não foi informado. 

"Estamos com um planejamento especial em caso de pessoas carentes que vierem a óbito em Belém, e suas famílias receberão o apoio da prefeitura para o sepultamento, através da Fundação Papa João XXIII (Funpapa). Nós garantimos o auxílio funeral e também a disponibilidade de sepultura para os corpos desses pacientes, moradores de Belém", disse o prefeito.

Zenaldo afirmou ainda que também é possível que vítimas fatais de outros municípios, mas que estavam em tratamento na capital, sejam enterradas na cidade, "dadas as recomendações dos hospitais Barros Barreto e Bettina Ferro, deque os corpos devem ser enterrados o mais rápido possível". "A gente espera que tenhamos poucas mortes em Belém, mas devemos nos preparar para todas as circunstâncias", completou.

Transporte

Durante a transmissão, o prefeito disse que, devido ao feriado da Semana Santa, decidiu suspender, a partir desta quinta-feira (09), a travessia feita pela embarcação municipal para a ilha de Cotijuba. "Muita gente chegando na ilha, e como nós queremos reduzir essas aglomerações, o navio fretado pelo município não vai funcionar", afirmou. A suspensão vale até o domingo (12), e o serviço será retomado na segunda-feira (13).

O reforço de ônibus programado tradicionalmente pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) para os distritos de Mosqueiro e Outeiro não ocorrerá este ano. A medida vai valer durante três dias, de sexta-feira (10) até domingo (12). "Estamos estimulando que as pessoas se mantenham nos seus lugares", disse Zenaldo.

Apoio aos artistas paraenses

Questionado por um internauta sobre que tipo de apoio a prefeitura daria aos artistas de Belém, que estão impossibilitados de trabalhar por conta da pandemia de Covid-19, o prefeito afirmou que está elaborando, junto com a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), um edital para atender artistas de várias modalidades que atuam na região com uma ajuda financeira de mil reais.

"Vamos publicar amanhã o edital. 500 artistas serão contemplados com premiação nessas diferentes modalidades, de mil reais para cada artista. Semana que vem já haverá a avaliação para começarmos a liberação das premiações a partir da avaliação feita de acordo com os critérios dos jurados que a Fumbel definiu", destacou Zenaldo.

Acolhimento para moradores de rua

De acordo com Zenaldo, a prefeitura vai instalar, no ginásio Altino Pimenta, na avenida Visconde de Souza Franco, em Belém, uma área de acolhimento para moradores de rua que tenham sintomas de Covid-19 sem gravidade, que não precisem de internação hospitalar, mas que precisem de isolamento social.

"Lembrando que os moradores de rua não têm casa, portanto, eles não teriam onde ficar isolados e resguardados, por isso a prefeitura vai oferecer, já a partir da semana que vem, as instalações do Altino Pimenta com 150 vagas para moradores de rua que tenham sintoma de Covid ou que estejam diagnosticados com a doença, para ficarem isolados no abrigamento do município sob a coordenação da Sesma", explicou.

O prefeito também informou que a prefeitura disponibilizou alguns banheiros públicos, que serão liberados para uso da população, principalmente, moradores em situação de rua, com direito a sabão e água para uso gratuito. Serão seis pontos: Praças da República, Batista Campos, Dalcídio Jurandir, Praça Brasil, Feira da 25 e Mercado Francisco Bolonha.

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM BELÉM