Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Após dois anos, provas do Encceja são aplicadas neste domingo

Exame é direcionado para jovens e adultos que não concluíram formação na idade adequada

Fabrício Queiroz

Mais de 1,6 milhão de pessoas realizam neste domingo, 28, as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que serve para aferir as competências, habilidades e conhecimentos de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada, bem como para certificar o seu grau de instrução. No Pará, 81.687 estavam inscritos para o exame que teve aplicação em 33 municípios nos turnos da manhã e da tarde.

Nesta edição, são 1.683.530 participantes, número maior que o registrado em 2020, quando 1.608.135 pessoas se inscreveram. Em 2021, o Encceja não foi realizado devido à pandemia de covid-19.

VEJA MAIS:

Seduc divulga resultados do Encceja na segunda-feira (10/01)
Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) avalia habilidades de jovens e adultos que buscam concluir o ensino fundamental e médio

Internos do sistema prisional fazem prova do Encceja para ensino médio
Exames começaram hoje às 9h e terminam às 20h desta quinta-feira

Jovens e adultos podem adquirir diplomas pelo Encceja
Provas são destinadas a pessoas que buscam certificação do ensino fundamental ou médio

A movimentação foi tranquila, mesmo assim, desde o início da manhã, candidatos formaram fila à espera da abertura dos portões em locais como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e o campus da Universidade do Estado do Pará (UEPA), na travessa Perebebuí, em Belém. A estudante Tamara Santos, 21 anos, foi uma das participantes. Ela conta que não concluiu o Ensino Médio a tempo porque passou a se dedicar aos cuidados de saúde da mãe e que mesmo tendo estudado somente em casa espera conseguir a certificação. “Eu gostaria de concluir meu Ensino Médio porque quero fazer faculdade e quero fazer um curso técnico também e eles exigem”, disse.

Ao longo dos dois turnos os candidatos devem responder quatro provas objetivas de múltipla escolha, com 30 questões cada, além de elaborar uma redação de até 30 linhas. Para garantir o certificado, o participante deve atingir, no mínimo, 100 pontos em cada uma das provas e ter nota igual ou superior a 5 na redação.

O Encceja é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Já a emissão do certificado, que equivale ao diploma de conclusão dos ensinos Fundamental ou Médio, é de responsabilidade das secretarias estaduais de educação e dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao exame. Estudantes acima de 15 anos podem realizar a prova para obter a certificação do Ensino Fundamental. Para o Ensino Médio, é preciso ter mais de 18 anos.

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM