Jornalismo e arte: a relação presente nos 77 anos de história de ‘O Liberal’

Dante Monteiro e Ed Luz são alguns dos artistas que tiveram suas vidas marcadas pela primeira aparição no jornal

Lívia Ximenes
fonte

“Sempre a frente do seu tempo, há muito tempo”. É o que define o jornal O Liberal em seus 77 anos. Ao longo de mais de sete décadas, diversos artistas já tiveram os trabalhos apresentados ao público, como é o caso dos paraenses Dante Monteiro e Ed Luz. Dante é ator, diretor e ilustrador. Ed, por sua vez, é cantora e compositora. A relação entre arte e jornalismo marcou a vida dos artistas desde as primeiras aparições no O Liberal.

VEJA MAIS

image Histórias de superação fazem parte dos 77 anos do jornal O Liberal
Uma delas foi a de Lucas Silva Ribeiro, que conheceu as drogas aos 16 anos e retomou sua vida depois de passar pela Fazenda da Esperança, em Mosqueiro

image Câmara Municipal de Belém lembra 77 anos do jornal O Liberal
Vereadores aprovaram votos de aplauso ao Grupo Liberal e sessão especial pelo aniversário do jornal

image Jornal O LIBERAL completa 77 anos com novos produtos e conteúdos
Entre as novidades estão o Portal do Assinante e a nova rádio Liberal+ (FM 98.9)

Dante Monteiro não se enxergava como artista até por volta dos 20 anos, mesmo com as habilidades na ilustração recebendo destaque desde a infância. O ilustrador lembra que, quando viu a matéria sobre o seu trabalho no jornal, sentiu orgulho por conquistar esse espaço.

“Enviei a matéria pra toda minha família, orgulhoso demais por ter conseguido um espaço ali. Para uns pode parecer pouco, mas pro artista, esse reconhecimento faz todo o esforço valer à pena, e a sensação é a de que estamos sendo enfim reconhecidos como artistas, para além de nós mesmos”, diz Dante.

O gosto pelo desenho é familiar para Dante. Seu pai foi quadrinista por hobby. Na primeira matéria em que apareceu no O Liberal, ele compartilhou que o hábito de presentar os amigos com ilustrações baseadas em fotos surgiu. Após um tempo, o artista começou a criar pinturas da tela em braco. 

Também ator, Dante precisou se afastar dos palcos durante a pandemia e foi assim que começou a se ver como ilustrador. Ele considera que, na época, a ilustração era sua válvula de escape. A nova profissão foi descoberta após dedicar-se à pintura digital.

O ilustrador ressalta a necessidade de alcance que a arte precisa para chegar a diversos públicos e afirma que o jornalismo é fundamental: “Falando como ator também, a divulgação do nosso trabalho feita por jornalistas é extremamente importante para a formação da plateia, que faz o negócio acontecer e crescer. E falando como ilustrador, é importante para surgirem novas oportunidades e nosso nome ganhe mais credibilidade no mercado”.

image O Liberal 77 anos: Programa O Liberal na Escola auxilia na formação de leitores críticos
Desde 1995, o programa atende escolas públicas e privadas do Pará

image O Liberal 77 anos: anuários lançados pelo Grupo Liberal repercutem positivamente para a sociedade
Publicações produzidas visa oferecer uma visão abrangente sobre profissões e mercado de trabalho

Realização de um sonho

Ed Luz é artista trans. Cantora e compositora, Ed iniciou um novo ciclo em sua vida há três anos, quando saiu da música gospel - o que é considerado por ela como uma mudança radical. Apesar das dificuldades iniciais, a cantora não desistiu e, atualmente, é uma das maiores artistas da noite de Belém. Ed relata que sempre soube o que queria e, por isso, manteve foco no seu objetivo.

Natural de Acará, no interior do estado, Ed relembra que na infância falava aos amigos e familiares que seria famosa e sairia na capa do O Liberal. Em 2021, a cantora fez sua primeira aparição no jornal, quando lançou a música “Hipnotizadinho”.

“Eles me olhavam e eu entendia a resposta no olhar, ou seja: ‘isso é meio que impossível, olha sua realidade’. Fico muito emocionada de falar sobre, pois iniciei com o pé direito e, acima de tudo, com a força que O Liberal tem e visibilidade, tudo se tornou mais fácil. Gratidão eterna”, declara Ed.

Em entrevista ao O Liberal, Ed conta que sua carreira ganhou uma “credibilidade de milhões” e abriu portas após sair no jornal. Para a artista, o jornalismo na área musical é de utilidade pública e social. “O jornalismo dá visibilidade para o artista. Sendo assim, temos a oportunidade de mostrar o nosso talento e a nossa arte para o máximo de pessoas possíveis”, fala.

image ‘Virada Sustentável’ Belém tem mais de 40 atrações em três palcos na capital
O objetivo do evento é descentralizar o debate sobre arte e sustentabilidade e aproximar a temática da periferia

image Drag Tristan Soledade e Comitê Arte Pela Vida lançam campanha de Natal Solidário
‘Tristan Solidariedade’ visa arrecadar até 20 de dezembro, roupas, alimentos não perecíveis, itens de higiene, etc. destinados às pessoas vivendo com HIV no Pará

image Os artistas paraenses Erik Lopes, Jimmy Góes e Mainumy compõe o EP ‘30por3’
O projeto será apresentado no formato de fita cassete com distribuição nas plataformas digitais de música a partir da próxima quarta-feira, 1

Para 2024, Dante e Ed têm muitos planos. Dante cogita iniciar o próprio universo de histórias em formato de livros ilustrados, expandindo seu trabalho atual com a habilidade de criar narrações. O ilustrador adianta que será uma ficção/aventura ambientada no Pará, com a mitologia paraense. Enquanto isso, Ed promete uma mudança bombástica para o primeiro dia do ano, além de bloco de Carnaval, música nova e parcerias.

(*Lívia Ximenes, estagiária sob supervisão do Coordenador de Conteúdo de Cultura, Abílio Dantas)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Aniversário
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!