O Liberal 77 anos: Programa O Liberal na Escola auxilia na formação de leitores críticos

Desde 1995, o programa atende escolas públicas e privadas do Pará

Thainá Dias

Dentre tantos motivos de orgulho para o Grupo Liberal, está o Programa “O LIBERAL na Escola”. Desde 1995, a iniciativa atende instituições públicas e privadas do Pará, levando aos alunos a experiência de contato com as produções jornalísticas, através de visitas às dependências do jornal e a diversos pontos turísticos da cidade. O objetivo é ampliar o conhecimento dos estudantes e garantir qualidade nas ações pedagógicas.

VEJA MAIS

image Programa ‘O Liberal na Escola’: alunos da escola Heureca visitam O Liberal
Os 26 estudantes, de 11 anos, conheceram um pouco a rotina de funcionamento do jornal

image Educação: O Liberal na Escola chega à escola quilombola no Acará
Parceria do Grupo Liberal e a unidade escolar foi ratificada por técnicos, professores, estudantes e pais de alunos

image Programa 'O Liberal na Escola': alunos da escola Heureca conhecem o funcionamento da redação
As principais dúvidas dos estudantes foram sobre o processo de produção de notícias e a checagem dos fatos

Atualmente, o programa atende 110 escolas da capital e interior do Pará. “Começamos, em média, com 20 escolas públicas de Belém. Ao se tratar de meio de comunicação, a iniciativa foi única na região Norte do Brasil e muito bem aceita no Pará”, destaca Alan Siqueira, coordenador pedagógico do programa.

‌Com o sucesso do programa no ambiente de ensino, não demorou muito para diversas instituições se inscreverem, para também terem acesso a todo o suporte pedagógico suplementar da ação de O LIBERAL.

Educação

‌Segundo o coordenador, ao pensar em educação se faz necessário entender que ela não se esgota no ambiente escolar, por isso estratégias são necessárias para que o processo de ensino e aprendizagem seja ampliado. “Dessa forma, o programa fornece subsídios complementares para o professor que está em sala de aula e busca inovar diariamente para o sucesso pedagógico dos alunos”, afirma Alan Siqueira.

‌Diversas estratégias educacionais, como utilização do jornal impresso na sala de aula, formação continuada de professores, palestras para os alunos e atividades extraclasses como visitas externas, são utilizadas no programa. As atividades são gratuitas e disponíveis às escolas cadastradas.

Portas abertas

‌O coordenador do programa lembra que uma das visitas ao jornal ficou marcada na memória. Em 2023, um aluno disse ao coordenador que tinha sido o melhor dia da vida dele. “Ele me chamou no final da visita e disse que estava muito feliz porque teve a oportunidade de conhecer algo tão grandioso”, recorda emocionado. “Por isso, é fundamental abrir as portas do jornal para essas crianças e jovens, pois estamos gerando entusiasmo, confiança e, sobretudo, contribuindo para a formação cidadã dessas pessoas”, conclui Alan.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM