Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Pedagogo Aguinaldo Rosa reclama de entulho ocupando estacionamento para PcD, na Pedreira

Segundo o denunciante, os entulhos também estão impedindo o escoamento da água da chuva para os esgotos

O Liberal

Uma vaga de estacionamento para pessoas que usam cadeiras de rodas foi tomada por entulhos no bairro da Pedreira, em Belém. O flagrante foi feito na travessa Lomas Valentinas, entre as avenidas Marquês de Herval e Visconde de Inhaúma. Segundo denúncias do pedagogo Aguinaldo Rosa, os entulhos estão impedindo o escoamento da água da chuva para os esgotos. Ele reforça que já faz um mês que os resíduos foram colocados por um vizinho que teria solicitado a retirada dos entulhos por várias vezes e ainda não teve retorno.

Entre os problemas, os entulhos estão obstruindo a vala, danificando parte das calçadas e, com o grande acúmulo dos resíduos, está pegando partes da pista. Por conta disso, os veículos estão parando na faixa de trânsito, causando congestionamentos.

"Eles começaram a colocar esses lixos de materiais de construção e vai acumulando. Mas infelizmente o trabalho de recolhimento dos lixos está meio capenga", conta Aguinaldo. 

image Aguinaldo Rosa: problema do entulho já dura um mês e pedidos de retirada são ignorados (reprodução)

VEJA MAIS:

image Lixos e entulhos ocupam ciclovia da avenida João Paulo II, denunciam moradores
As denúncias afirmam que o problema causa transtorno há mais de cinco meses

image Criador de conteúdo Gera Wellington alerta para ponto crônico de descarte de lixo em Icoaraci 
Segundo denúncias, são descartados vários tipos de resíduos de forma irregular na avenida Contorno Leste, no bairro Campina

image Gesseiro Manoel Monteiro alerta para fumaça no Canal Água Cristal, na Marambaia
Moradores dizem que o problema é resultado da queima de lixo e entulho dos conjuntos Médici, Mendara e Pedro Álvares Cabral

O denunciante afirma que o órgão municipal encaminhou panfletos informando a comunidade sobre o projeto para o recolhimento de lixos e entulhos. "O projeto é até bonito. Eles saíram distribuindo papeizinhos, dizendo aos moradores que a hora que a comunidade precisasse do serviço, era só entrar em contato com eles. Por isso, os moradores colocam os entulhos nas calçadas, achando que vai ser recolhido", pontua. 

Aguinaldo também informou que os moradores aguardam pelo recolhimento dos resíduos, pois já realizaram contatos com o órgão municipal de saneamento. Porém, não receberam nenhuma previsão para a retirada dos materiais descartados e temem pelo crescimento contínuo de entulhos no local. 

 

image Entulho toma área destinada a pessoas com deficiência (reprodução)

 


 

 
"Essa situação é triste, porque isso envolve a saúde pública. Essa sujeira atrai rato, também atrai outras doenças, pois com a chegada das chuvas, as águas não vão para o esgoto, pois o entulho atrapalha o escoamento e os alagamentos invadem nossas casas", diz o pedagogo.

A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou, em nota enviada nesta terça-feira (29), que vai enviar uma equipe ao local. Se constatado o problema, o órgão irá notificar a empresa responsável pelo serviço, para que a coleta de lixo na área seja regularizada.

"A Sesan solicita à população que contribua com a fiscalização e, ao observar o descarte irregular de entulho em local indevido, entrar em contato imediato com o órgão.A Secretaria ressalta que de acordo com a Lei 9.605, Artigo 54, o descarte irregular e indiscriminado de entulhos é crime ambiental, com pena até cinco anos de reclusão para os responsáveis pelo ato", comunicou. 

O órgão municipal de saneamento reforçou sobre o Zap-Entulho, serviço gratuito, que recolhe até um metro cúbico de resíduos por residência. O serviço pode ser solicitado, exclusivamente, por meio de mensagem no WhatsApp: 91 98499-0059.

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal,  acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS