CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Mecânico Rafael Reis denuncia calçadas irregulares da praça Dom Pedro II, em Belém

Problema se torna mais preocupante na época das procissões, lembra o trabalhador: ele diz que já houve muitos acidentes na calçadas 

O Liberal

Às vésperas do Círio, as calçadas da praça Dom Pedro II, no trecho ao lado da avenida Portugal, na Cidade Velha, em Belém, apresentam buracos e rachaduras, denuncia o mecânico Rafael Reis. Apesar do perímetro estar decorado, receber a Feira do Miriti e também aguardar as homenagens das grandes procissões do Círio de Nazaré, há alguns pontos críticos, devido à falta de manutenção. São trechos que representam riscos para quem transita no local. Rafael diz que as calçadas apresentam pedras soltas que já causaram quedas de pedestres.

O denunciante ressalta: na época da quadra nazarena, a área é um risco para a passagem dos participantes da Trasladação e do Círio. "Se pisar de mal jeito nesses pedras, as pessoas podem cair. Ainda mais com o povo da Trasladação do Círio. Também há um risco grande para as mulheres que andam de salto alto. As pessoas podem cair a qualquer momento".

VEJA MAIS

image Calçadas rachadas e ponto de ônibus enferrujado prejudicam moradores do bairro da Condor
A situação estaria causando transtornos para quem precisa aguardar um coletivo no local

image Feirante Conceição Costa reclama do entulho acumulado nas calçadas do conjunto Providência
O lixo é proveniente de uma reforma que foi realizada na escola municipal da área, diz a denunciante

image Atendente Amarildo Ferreira diz que raízes de árvore provocaram vazamento de água no Umarizal
O denunciante diz que as raízes de uma mangueira estão rompendo as calçadas e prejudicando a estrutura da tubulação

"Quando há muita gente, e ocorre aquele tumulto, ninguém vai ver esses trechos esburacados. Depois, você só escuta o barulho de pessoas caindo no chão", conta Rafael. O denunciante alerta para que a população tenha cuidado com o trecho, principalmente os romeiros durante o traslado noturno de Nazaré, que passam pela área, rumo à  Catedral Metropolitana de Belém. No outro lado da praça, as calçadas também estão desgastadas, lembra Rafael Reis. 

Riscos no Círio 

Também há reclamações referentes ao calçadão da Praça da República, localizada na avenida Presidente Vargas, no bairro da Campina. A praça também apresenta pedras soltas e pequenos buracos ao longo do percurso. 

"Essas calçadas são todas mal feitas, só colocaram uma gota de cimento e botaram essas pedras. Eu estava no dia em que realizaram essa reforma, não foi bem feita. Eu avisei que as pedras iriam soltar o mais rápido possível e que não iria durar dois ou três meses. Muitas pessoas já deram topadas aqui, principalmente as mulheres, que já se machucaram", acrescenta o mototaxista Rodrigo Silva. 

Em nota, a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) informou que o calçamento público no trajeto das procissões do Círio de Nazaré passa por uma última preparação para a festa religiosa. 

"A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), intensificou a manutenção e a desocupação das calçadas. O Núcleo Setorial de Código de Posturas (NSCP) realiza uma operação para desobstrução das calçadas no caminho do Círio de Nazaré. A operação se intensificou nesta segunda-feira (02). A equipe do NSCP esteve nas ruas para retirar impeditivos fixos e permanentes do calçamento público", comunicou. 

Quanto ao calçamento da Praça da República, o órgão comunicou que já foram feitas manutenções no espaço. Após a retirada das arquibancadas para o Círio, será realizada uma vistoria para corrigir os pontos danificados.

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal,  acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS