Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Lavar louça com esponja pode ser anti-higiênico e prejudica a saúde; entenda

Uma única esponja pode ter mais bactérias do que o total de microrganismo na parte externa do corpo de um indivíduo. Por mais que a maioria das bactérias não sejam prejudiciais, há outra parte que pode se espalhar das esponjas para as mãos

Rayanne Bulhões

Quanto tempo a esponja de louça fica na pia em casa? Quanto mais tempo elas permanecem na cozinha, mais sujeira e bactérias - como a salmonela – podem abrigar no compartimento. Essa, segundo pesquisadores, não seria uma forma mais higiênica de lavar os prazos e a médio prazo também pode trazer prejuízos à saúde.

O estudo foi realizado pelo Nofima, um Instituto norueguês de pesquisa de alimentos e publicado no Journal of Applied Microbiology. “A esponja é úmida e acumula resíduos de alimentos que também servem de alimento para bactérias, levando ao rápido crescimento delas”, disse Trond Møretrø.

VEJA MAIS 

Noiva condiciona casamento a pedido inusitado: 'Ele vai lavar a louça todos os dias', cravou
Ao discursar, Jaqueline Miranda, de 31 anos, fez seu noivo, Lucas Bomfim, 27, assinar um contrato se comprometendo a “lavar a louça todos os dias”.


Homem viraliza ao fazer ceia de natal em bandeja de alumínio para não sujar louça
A atitude foi uma alternativa para evitar que a família gaste tempo lavando louça

Homem tem braço amputado após contrair bactéria devoradora de carne; saiba o que causa a doença
A fascíite necrosente pode levar a morte e é contraída por meio de aberturas na pele, seja devido a injecções, uso de drogas aplicadas na veia, queimadoras ou cortes


 

Só para se ter uma ideia, uma única esponja pode ter mais bactérias do que o total de microrganismo no corpo de um indivíduo. Por mais que a maioria das bactérias não sejam prejudiciais, há outra parte que pode se espalhar das esponjas para as mãos, superfícies de cozinha e equipamentos e potencialmente deixar as pessoas doentes.

Quais foram as conclusões do estudo com esponjas de cozinha e as bactérias?

Para a surpresa dos estudiosos noruegueses, a concentração de bactérias não modificou com a frequência das lavagens e da limpezas dessas esponjas. A alternativa, quase inviável pelo impacto ambiental, seria descartar diariamente o produto. A alternativa seria trocar as esponjas por escovas.

Superbactérias podem ser transmitidas de porcos para seres humanos; entenda
Os cientistas creem que à disseminação de micro-organismos resistentes seja pelo uso de agrotóxicos e antibióticos

Como foi realizada a pesquisa sobre a relação das esponjas de cozinha e as bactérias?

A pesquisa foi realizada em dois países. As esponjas de cozinha foram recolhidas na casa de 20 pessoas que vivem em Portugal e outras 35 escovas e 14 esponjas nas residências de pessoas que vivem na Noruega.

Ao adicionar bactéria salmonela às escovas e esponjas, os estudiosos encontraram uma redução significativa no número de salmonelas nas escovas deixadas secar durante a noite. Mas não houveredução para escovas armazenadas em saco plástico ou para esponjas independentemente das condições de armazenamento.

Anvisa recolhe fórmulas infantis com suspeita de contaminação por bactéria letal; veja quais
Medida acontece após quatro internações de bebês que consumiram produtos de lotes suspeitos

Além do recolhimento dos utensílios, os donos das esponjas e escovas compartilharam por quanto tempo eles normalmente usavam e como mantinham eles limpos (enxaguando com água, lavando com água e sabão ou na máquina de lavar louça ou alvejando). Nenhuma dessas coisas fez uma diferença considerável.  

Anvisa detecta bactéria em filé-mignon e proíbe a venda da carne
Três marcas de leite em pó também foram apreendidas semana passada por conta de contaminação


Dr. Bactéria diz, em Belém, ser contra fechar a fronteira do país para quem vem da África
“Vírus não tem passaporte. Mas, para entrar no Brasil, tem que estar vacinado", afirmou

Saúde
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!