Chá de rooibos: como fazer, é bom pra que e quem não pode tomar
Além de ter sabor forte e agradável, o chá de rooibos é a única fonte natural de aspalatina, antioxidante que previne diabetes tipo 2

Rooibos é uma planta africana que, na forma de chá, é utilizada por povos da região como refresco e remédio. Apesar da ciência moderna ainda não ter testado e mapeado todos os benefícios deste vegetal, já foi provado que o rooibos pode diminuir os riscos de diabetes e problemas cardiovasculares. Confira quais os benefícios do chá de rooibos, quem não pode o tomar e como o preparar:
VEJA MAIS
Benefícios para a saúde
Um estudo sul-africano envolvendo 40 pessoas obesas sob elevados riscos de desenvolverem problemas cardíacos mostrou que o consumo diário de seis xícaras de chá de rooibos por seis semanas reduz o colesterol "ruim" e aumenta o colesterol "bom". Porém, o chá não teve o mesmo efeito em pessoas saudáveis.
Rooibos é a única fonte natural do antioxidante aspalatina, que, segundo pesquisas realizadas em animais, pode equilibrar os níveis de açúcar no sangue e reduzir a resistência à insulina. Assim, este antioxidante previne diabetes tipo 2 e melhora os sintomas em pacientes com esta doença.
Quem não pode beber, cuidados e precauções
Se consumido com moderação, o chá de rooibos é seguro até mesmo para crianças, lactantes e gestantes.
Como fazer chá de rooibos
- Em uma chaleira, ferva 200ml de água
- Adicione 1 colher de sopa de rooibos
- Aguarde 8 minutos de infusão, coe e adoce a gosto.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA