CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Urnas já começam a ser preparadas no Pará; entenda o processo de segurança

Envio dos equipamentos para municípios mais distantes começa dia 28 de agosto

O Liberal

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará abriu oficialmente a etapa de preparação das urnas que serão utilizadas no primeiro turno das Eleições 2022, no dia 2 de outubro, em todo o Estado. A cerimônia de geração de mídias ocorreu na sexta-feira (16).

Entre os dias 17 e 24 de setembro serão inseridos nelas os sistemas operacional, de votação e de justificativa, com participação de partidos políticos e diversas instituições, como a Ordem dos Advogados do Brasil e o Ministério Público. Parte das urnas que atendem à Região Metropolitana de Belém passa pela preparação já neste domingo (18), a partir das 8h, no depósito de urnas, em Ananindeua.

O diretor geral do TRE, Felipe Brito, conta que, via de regra, nos locais mais distantes, o Tribunal começa a entregar as urnas a partir da quarta-feira da semana das eleições, portanto, dia 28.

Quando o TRE começa a distribuir as urnas na RMB?

Já na região metropolitana, elas vão sair do depósito de urnas que fica em Ananindeua e começam a ser entregues na quinta, sexta e no sábado, conforme o agendamento entre as próprias zonas e locais de votação.

No interior, a depender das distâncias, a entrega pode ocorrer na quarta-feira ou na quinta-feira, mas como o Tribunal emprega diversos tipos de transporte, em alguns locais ainda que muitos distantes, elas são entregues por aeronaves, o que encurta bastante a distância.

Além disso, já foram treinados cerca de 470 técnicos que irão atuar diretamente na transmissão de resultados nas localidades de difícil acesso, utilizando equipamentos de comunicação satelital. Eles também atuarão dando suporte às seções eleitorais durante toda a votação. Esses técnicos foram treinados em três polos, Belém, Marabá e Santarém, abrangendo as respectivas regiões. 

"Há ainda um outro contexto de transmissão de resultados, que é a transmissão de resultados que se utiliza da internet do próprio local de votação, a Tecnologia chamada de JE Connect. Essa tecnologia é operada por pessoas convocadas pela Justiça Eleitoral tal qual são convocados mesários, presidente de mesa e são chamados de supervisores de informática. Eles receberão treinamento majoritariamente na capital. Esse treinamento acontecerá na semana que vem e ainda na semana da eleição para aqueles que não for possível capacitar na próxima semana", conta Brito. 

Ele destaca ainda que no próximo dia 22, na sede do Tribunal, haverá o lançamento do Plano Integrado de Segurança para as Eleições, capitaneada pela Secretaria de Segurança Pública, em parceria com todos os órgãos que compõem o sistema de segurança.

Preparação das urnas

É por meio da chamada mídia de carga que todos os dados e aplicativos necessários são inseridos na urna eletrônica, incluindo-se a mídia de votação e a mídia de resultado de votação. Realiza-se ainda o autoteste dos componentes da urna e, por último, é feita a reinicialização do sistema para verificar se a configuração ocorreu com sucesso.

As urnas configuradas são então lacradas. Os lacres serão assinados pelo juiz eleitoral, bem como pelas autoridades e partidos presentes. Cada jogo ou cartela de lacres possui um número, devendo-se utilizar em cada urna os lacres de um mesmo jogo. E, junto ao extrato de carga que será anexado à ata da audiência, é colada a etiqueta de numeração do jogo de lacres utilizado na urna.

Antes da lavratura da ata, os lacres não utilizados são acondicionados em envelope, que é lacrado com a assinatura dos presentes e fica sob a guarda da zona eleitoral para preparação de urnas supervenientes (como ocorre no caso de urnas sorteadas para a Auditoria da Votação Eletrônica e que precisam ser substituídas).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA